Faca Guepardo Amazon – Review

Já podemos observar que a Guepardo Amazon e a Police são, aparentemente, a “mesma” faca, com a diferença apenas nas cores, sendo a Police negra e a Amazon camuflada.

Falarei com mais propriedade da Amazon, pois é a que tenho em mãos.

Ela apresenta 22,8cm de comprimento total, sendo 11,4cm de lamina e 11,4cm de cabo. Como não tenho paquímetro, então medi a espessura dela com a trena mesmo, onde podemos observar que tem uns 3,8mm de espessura, com o peso de 179g.Apresenta lamina em aço inoxidável 440, empunhadura de borracha, guarda inferior e pomo de metal.

Alguns vídeos no youtube mostram que removendo o cabo tanto da Police quanto da Amazon eles mostram uma solda na espiga dela. Também lendo alguns comentários, pude perceber que muitos reclamavam da guarda que parecia estar “bamba”, porém no caso da minha a espiga não apresenta solda e mesmo depois de bastante uso a guarda não apresentou nenhuma folga.Vale falar também sobre a bainha… Ouvi muitos comentários questionando a qualidade da mesma (que a faca corta ela, bate no fundo, entre outros). Já no meu caso, não tenho do que me queixar. Visto que a bainha de nylon com fecho de pressão, possui revestimento interno para que a lamina não corte a bainha. Acredito que a Guepardo vem caprichando mais nesses lotes mais novos, até mesmo por conta das reclamações nesse sentido.

Ao meu ver, essa é uma faca muito boa, que além de vir com um ótimo fio, tem um custo benefício razoável e atende muito bem a maioria das tarefas no mato. Esta é uma faca fabricada na China e recebe o logo de Guepardo no Brasil, porém creio que seja o mesmo fabricante de dois modelos muito parecidos (ou o mesmo modelo) da faca Buck e Albainox.

 

 

Comentário Tocandira, atualizado em 22/02/2013: Apesar de não interferir na relação entre fabricantes e consumidores, o site Tocandira têm recebido muitas reclamações do modelo Amazon, da Guepardo. Cabe aos consumidores procurarem seus direitos junto ao fabricante/distribuidor. O site Tocandira oferece o espaço democrático para que vocês possam relatar sua experiência com esta e outras facas. Usem o espaço para relatar tanto as virtudes do equipamento quanto os problemas que você passou. Seus relatos são muito importantes!

Este artigo foi uma colaboração de Dirceu Paes.

12 comentários para “Faca Guepardo Amazon – Review

  1. Marcos
    12 de fevereiro de 2013 at 17:02

    Gasparello blz,
    Ganhei uma guepardo amazon e fiquei bem decepcionado a guarda já veio bamba, mas mesmo assim resolvi dar uma chance a ela, levei para uma pescaria coisa leve cortar peixe, bambu nada que exija muito de uma faca, mas ela quebrou fiquei com o cabo na mão, e com cara de idiota, fiquei tão puto com a faca que joguei no lago.
    Como uma faca pode quebrar assim tão facil, bati ela em um tronco para prende-la e ela quebrou.
    Por favor vc que tem contato com o pessoal da guepardo da um toque para eles.
    Qualquer coisa estou a disposição
    m.junqueira@folha.com.br

    • José Luciano Gasparello Filho
      12 de fevereiro de 2013 at 17:08

      Caro Marcos,

      Ao receber um produto com defeito, deveria ter trocado no ato. Não dá para levar uma faca pro mato com alguma parte defeituosa. Muitas vezes, a faca é a nossa principal ferramenta.

      Atenciosamente,

      Gasparello

  2. Dirceu Paes
    12 de fevereiro de 2013 at 22:41

    Marcos,
    Concordo com o Gasparello quando ele fala que voce deveria ter entrado em contato com o fabricante afim de tentar uma troca, haja visto que nao daria para confiar em um prduto com defeito.
    No meu caso a minha amazon veio em otimas condiçoes e continua assim apesar de utiliza-la em trabalhos mais “brutos”.
    Gostei tanto que estes dias adquiri uma Gepardo Police, e creio que o acabamento dela seja inferior a amazom, alem de vir com a bainha descosturada. Contudo ja entrei em contato com a Guepardo e estou aguardando respostas…

    Dirceu

  3. Marcos
    13 de fevereiro de 2013 at 03:06

    Vacilei ganhei ela um dia antes da pescaria quando já estava lá que notei a guarda bamba depois ela quebrou ao invés de guardar tive um momento de furia e joguei longe vacilo duplo, por isso não entrei em contato com a guepardo.

  4. Labanca
    22 de fevereiro de 2013 at 01:01

    Saudações nobres amigos!

    Gostaria de contribuir com uma experiência desagradável em relação à FACA GUEPARDO AMAZON.

    Adquiri uma FACA GUEPARDO AMAZON e notei que a empunhadura apresentava uma leve torção.
    Desconfiei de uma possível concentração de tensão devido a solda elétrica do espigão.
    Forcei a faca com as mãos e senti a solda trincando.
    Daí em diante foi só terminar de quebrar a solda e desmontar a faca para verificar.

    Há um encaixe para fixação do espigão, onde pude notar apenas dois “pontos” de solda.
    Analisando de forma vulgar, acredito que o material do espigão seja um aço carbono comum, diferente do material empregado na lâmina.
    Realmente muito precário e sem o devido controle de qualidade.

    Agora terei de enviar a faca para a Guepardo por correio (e pagar!) para que eles possam analisar se “há algum defeito” ou não.

    Faca Amazon com defeito

    Não vale a pena!

    Labanca.

  5. Labanca
    22 de fevereiro de 2013 at 01:05

    Marcos,
    Na minha opinião ter lançado a faca no lago foi a melhor decisão!

    Atc.

  6. Guepardo
    22 de fevereiro de 2013 at 11:27

    Gostaríamos de reforçar que a faca Amazon é um modelo half tang e não full tang, neste caso, não indicada para trabalhos pesados. Portanto, a faca half tang não possui defeito de fabricação, este é seu modelo, reforçando que não é indicado para trabalhos pesados. No entanto, em caso de outros problemas, nos colocamos à disposição para melhor atender nossos consumidores através do nosso serviço de atendimento ao consumidor através do email sac.guepardo@guepardo.net.

  7. Marcos
    22 de fevereiro de 2013 at 14:19

    Labanca, joga essa faca fora, encara como um mal investimento, eu penso assim se ela já te deixou na mão uma vez vai deixar de novo.
    A minha quebrou sem eu fazer nenhum trabalho pesado com ela, provavelmente foi algum defeito de fabricação.
    Mas como no Brasil a politica de todas as empresas é colocar a culpa no cliente alegando mal uso, acredito que reclamar e passar mais nervoso ainda com o produto, veja essa lamina custa em SP na media 40,00 reais, acredito que para guepardo o custo seja de 20,00 reais, mas a politica deles pelo visto é perco um cliente mais não gasto 20,00 reais, para ter um cliente feliz falando bem dos meus produtos e do meu atendimento.
    Vale lembrar também que a Guepardo tem muitos produtos com excelente qualidade, mas a faca Guepardo Amazon é um lixo um produto ruim que necessita da atenção deles para melhorias.

  8. Dirceu Paes
    22 de fevereiro de 2013 at 16:32

    Labanca, muito legal você compartilhar conosco sua experiência com este produto. Vou falar só o que me pareceu lendo os comentários.
    Pelo o que entendi, você e o Marcos falaram que as facas já pareciam ter vindo com defeito de fabrica, falo isso pois, segundo relatado por você, ela já estava com a lamina meio “bamba”. Vendo a foto, me parece que não foi a solda que soltou e sim a própria parte da lâmina que quebrou ou já veio assim. Enfim, como já falei não tive problemas com as minhas neste sentido, mas acredito que sendo um problema de fábrica você consiga efetuar a troca. Se quiser compartilhar conosco sobre o novo exemplar seria interessante.
    Abraços

  9. renato
    7 de junho de 2013 at 02:41

    Essas facas são compradas diretamente da china, ou seja qualidade zero! E Pelo que andei observando todos os produtos da guepardo, são fabricados na china, ai fica fácil né importando um monte de porcarias comprada de sites como deal extreme, tiny deal, focalprice etc.. eles apenas colocam a marca deles lá e ganham muito dinheiro com isso.

  10. 31 de julho de 2013 at 01:12

    Adquiri recentemente uma guepardo modelo Amazon porque a modelo Police estava em falta antes sabia que as duas eram a mesma faca. Mas agora o próprio site da empresa informa que a police é fultang e a Amazon é Halftang.Pena que não acessei o site e o tocandira antes de comprá-la, e que o vendedor não sabia ou informou porque queria vender mas, ele disse que eram exatamente a mesma faca. Ainda não testei a amazon em trabalhos que exijam um pouco dela, mas já fiquei receoso ao descobrir que é halftang.

    • José Luciano Gasparello Filho
      31 de julho de 2013 at 11:55

      Nem mesmo a Police é uma faca de sobrevivência. Apesar de aguentar um ou outro trabalho severo, não é uma faca construída para este fim.

      Abraço

Comments are closed.