Essa faca é boa?

Seguidamente recebo mensagens com fotos ou links de facas com a seguinte pergunta: esta faca é boa?

Apesar de admirar facas e canivetes desde a infância, não sou cuteleiro, tampouco me considero um grande especialista em facas para satisfazer todas as curiosidades daqueles que me escrevem. Tudo o que sei a respeito escrevo no site Tocandira como uma atividade de lazer.  Conheço algo sobre afiação, alguns tipos de aços usuais para cutelaria, tipos de cabos e, com alguma experiência mateira, sei o que é bom ou não para o tipo de atividade que desenvolvo.

Todos que gostariam de ter a certeza de estarem comprando uma boa faca, podem antes, consultar o vasto material disponibilizado no site Tocandira. Em pouco tempo, você poderá saber tanto quanto eu, o que é suficiente para tomar suas próprias conclusões a respeito de facas.

Vale salientar que, de um modo geral, considero uma faca um pedaço de aço que se preza para o corte, à exceção de algumas obras de arte artesanais! Não sou colecionador e não gosto de pagar horrores por facas de grife, apesar de que mantenho comigo alguns modelos bem interessantes. As facas mais caras geralmente têm um tratamento térmico e um tipo de aço que consegue conferir mais resistência e capacidade de retenção do fio, características desejáveis em qualquer atividade que exija ferramentas confiáveis, como no trabalho policial, militar ou em se tratando de ferramenta de sobrevivência. Se você quer uma faca apenas para fazer o trivial, existem muitos modelos baratos que podem lhe deixar satisfeito, se você pretende usar uma faca como quem usa um machado, eu digo: compre um machado. Existem facas que conseguem rachar lenha sem quebrar, mas em minha opinião, este uso deve acontecer somente em casos extremos em que não exista ferramenta adequada ao seu dispor.

Seguem alguns links que podem ser consultados para tirar suas dúvidas:

Existem outros textos no site, mas para comprar uma boa faca para uso mateiro, pesca, ou qualquer outra atividade, a leitura destes indicados poderá lhe conferir um bom embasamento.

 

6 comentários para “Essa faca é boa?

  1. Gilberto Garcia
    2 de julho de 2014 at 13:17

    Essas facas pretas com cabo tipo camuflado são ótimas para perder; um cabo branco, vermelho, amarelo ou qualquer cor visível é mais fácil de se encontrar, a lâmina na cor do aço também.
    Moda é muito bom para passarelas, na hora do bicho pegar, o que vale é praticidade. As facas de aço carbono enferrujam, mas são bem mais resistentes, principalmente quando substituem um facão ou até um machado. Para cortar comida as de aço inox são melhores, mas um bom canivete também resolve: Faca de aço carbono + canivete inox. Eu uso.

  2. sanderson cavalcante sousa cavalcante
    17 de janeiro de 2015 at 18:29

    eu comprei minha faca guepardo hunter depois qu eu vi seu video testando essa faca n tive duvida comprei logo boa mesmo muito afiada

  3. Márcio Rosário
    19 de fevereiro de 2015 at 13:17

    Também tenho muitas dúvidas com relação a facas. Sou militar aposentado da Marinha e trabalhei boa parte de minha carreira portando facas, pois minha especialidade exigia. Trabalhava dando nós e voltas nos diversos tipos de cabos que existe em uma embarcação incluindo até os cabos de aço. Quanto a facas tenho lido bastante e acredito que realmente não importa muito o valor que se paga por ela. O importante quando se vai adquirir uma é saber exatamente qual será a finalidade, ou seja, pra que você vai comprar uma faca. Se for para sobrevivência deve ser uma faca robusta de preferência de perfil integral (ou full tang) se for para limpar peixe deve ser fina e bem afiada. De qualquer forma quando se vai levar uma faca para acampar e ideal é que se tenha formas de se manter o fio dela. Outro cuidado é limpar bem na hora de guardar. Se for uma faca de aço carbono, por exemplo, se for possível após secar bem até lubrificar com óleo mineral. Tenho visto muitas facas de origem chinesa no mercado a maioria delas são baratas, bonitas e quando novas possuem um corte de navalha. Entretanto, não sei se posso confiar nelas. Por isso tenho sempre mais de uma sob o meu poder. Não sou muito de acampar, sou mais de pescaria por esse motivo aprendi a duras penas que o sal é um grande inimigo do aço. Principalmente do aço carbono. Espero que tenha ajudado. Um abraço a todos. E parabéns pelo site sou um devorador dos seus textos.

    • José Luciano Gasparello Filho
      19 de fevereiro de 2015 at 14:20

      Grato pelas dicas e pela participação!

  4. Luís Carlos
    8 de fevereiro de 2016 at 02:07

    Prezado,

    Essa foi a primeira vez que visito seu site e gostei muito. Parabéns pela iniciativa. Se possível gostaria de tirar uma dúvida: Moro em Brasília, como você, e faço visitas à Chapada dos Viadeiros. Em maio vou fazer uma trilha dentro do Parque Nacional chamada Trilha das 7 Quedas, são 2 dias de trilhas e um acampamento selvagem. Tenho uma faca Guepardo CBO 500, uma alguns itens no cabo, você acha adequada para levá-la nessa trilha? Não é uma das facas sugeridas por nenhum dos sites que pesquisei, mas não queria comprar outra nesse momento. Obrigado, Luís

    • José Luciano Gasparello Filho
      10 de fevereiro de 2016 at 09:59

      Nesta trilha você só deve levar a faca para usar em situações de extrema necessidade, ou para cortar alimentos, cordinhas, etc. Você estará dentro de um Parque Nacional, aonde existem regras que devem ser seguidas, como não depredar a natureza, não fazer fogueiras, etc. Tendo em vista que é uma trilha bem sinalizada, leve sua faca para as emergências, mas tendo em vista não precisar usá-la para cortar plantas, árvores, etc. Em tempo, não conheço este modelo de faca, mas se for usar só para corte, deve servir.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

WP-SpamFree by Pole Position Marketing