Milagre nos Andes e a Sociedade da Neve

O livro Milagre nos Andes, escrito por Nando Parrado, conta a famosa história de sobrevivência real de um time de rúgbi após um acidente aéreo nos Andes.

Outros livros foram escritos sobre o tema mas, em minha opinião, este é o melhor livro para quem deseja conhecer os fatos do começo ao fim. Outras publicações contam as histórias dos vários sobreviventes, fazendo com que os fatos fiquem meio confusos e desordenados. Ao contrário, Milagre nos Andes apresenta um texto bem coordenado, do começo ao fim, devido à boa capacidade literária do sobrevivente e autor.

É uma leitura muito boa e, apesar do autor negar em alguns momentos ter sido o principal herói que saiu em busca de ajuda, o texto dá a entender o contrário. Devido à versão do autor, é interessante ler outros livros sobre o acidente para ter uma visão mais ampla dos fatos e do papel de cada sobrevivente durante o período em que os envolvidos ficaram isolados. Em outro livro que li a respeito, A Sociedade da Neve, também muito bom, as histórias são contadas por todos os sobreviventes, cada um a sua maneira, aonde podemos ver que a sobrevivência só foi possível devido à uma união de esforços. Nando Parrado não teria sobrevivido sem os cuidados de outros sobreviventes, logo no início da tragédia.

A história dos sobreviventes ficou famosa devido ao consumo de carne humana, proveniente dos corpos de quem padeceu no inferno gelado. Na época foi um tabu, mas este artifício já foi usado em outras histórias de sobrevivência, principalmente durante náufragos, centenas de anos antes.

Tanto o Milagre nos Andes quanto A Sociedade da Neve valem a pena serem lidos!

Abaixo segue um vídeo que fiz incentivando a leitura desses dois livros:

Você pode querer conhecer outras histórias reais de sobrevivência:

 

2 comentários para “Milagre nos Andes e a Sociedade da Neve

  1. Peterson
    21 de dezembro de 2015 at 15:41

    Gasparello, boa tarde!

    Acompanho seu canal há muito tempo. Sigo algumas dicas suas de equipamentos e agora livros. Quero te parabenizar pelo trabalho de muito bom nível que faz na divulgação de técnicas mateiras e assuntos relacionados.
    Gostei muito do livro Milagre nos Andes e dos materiais que apresenta em seus posts. Continue o bom trabalho que muito tem ajudado na conscientização do uso racional da natureza em nossa recreação e divulgação de um estilo de vida diferente.
    O tempo não tem prejudicado a qualidade do material de seu canal, ao contrário, está apenas refinando-o.
    Parabéns novamente… Grande abraço.

    Peterson

  2. vinicius gomes pimentel
    25 de março de 2016 at 09:52

    tratasse de uma historia de sobrevivencia inpressionante , um liçao de o quanto somos vulneraveis , resumido pela frase do sobrevivente nando parrada ” a morte é real e está sempre muito proxima ”
    valeu muito a dica

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

WP-SpamFree by Pole Position Marketing