Cordas para Camping e Atividades Mateiras

Carregar um segmento de corda pode ser muito útil para o campista, desde diversas situações corriqueiras até mesmo em situações extremas de sobrevivência. Os modelos são os mais variados, e todo tipo de corda pode ser útil.

Para fazer meus vídeos, já utilizei muita coisa, mas na maioria das vezes utilizo corda de polipropileno de 2mm. Comprei um rolo justamente para usar nos meus vídeos e está sendo o tipo de cordame que tenho empregado com mais frequência. É uma corda fácil de encontrar, resistente contra as intempéries e não custa muito caro. Você encontra geralmente em casas de pesca e de camping, ou em casas de materiais de construção.

Outras cordas que são mais baratas e mais politicamente corretas, porque são biodegradáveis, são o sisal, a juta e o rami. Cada tipo de fibra natural dentre as citadas têm propriedades um pouco diferentes. Dizem que a juta costuma ser um pouco melhor para usar como mecha para fogo, enquanto o rami é mais resistente. Eu comprei um rolo de sisal para praticar pioneiras e tem servido a contento. Você encontra estes tipos de cordas mais facilmente em casas agropecuárias.

Um rolo de barbante de algodão é o que eu usava na infância para me divertir, e hoje em dia, é algo ainda muito útil. Recentemente amarrei algumas penas em flechas artesanais com este tipo de cordame.

Com fibras mais finas e resistentes, temos o paracord, como um cabo clássico para sobrevivência, e como alternativa, uma infinidade de cordames sintéticos, dentre os quais já testei o Dyneema. Você encontra estes últimos no Mercado Livre ou em sites chineses. Mas cuidado, os sites chineses costumam vender um tipo de paracord que  não é o clássico paracord 550. Você pode aprender estas diferenças em outro artigo que escrevi e vou deixar o link.

Já teci mais informações sobre o paracord e o Dyneema em outros artigos e vídeos, vou deixar os links para que você possa consultar, caso seja de seu interesse. No vídeo abaixo mostro as cordas citadas no artigo e falo sobre as diferenças.

Leia também:

3 comentários para “Cordas para Camping e Atividades Mateiras

  1. 2 de março de 2015 at 19:19

    Olá amigo,
    Sobre a paracord, não vejo nada melhor e mais barato que ela.
    Veja bem, qualquer um (que tenha cartão de crédito) pode comprar no e-bay.
    La na China, encontramos 30 metros de paracord por 18 reais! e frete gratis!
    Pode demorar de 30 a 60 dias para chegar.
    Mas só de pensar na economia de espaço e na resistencia da cordinha, ja vale a penas comprar uns 90 metros e estocar! rsrsrsrs
    Tambem tenho um blog, se puder, da uma passada lá e deixe um comentário:
    http://www.foodandfire.blogspot.com.br
    Abraço!

  2. josias silva
    7 de março de 2015 at 17:15

    gostei do vídeo

  3. Éderson Kuhn Martins
    13 de agosto de 2015 at 19:11

    Legal a dica dos cabos…..é interessante…..

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

WP-SpamFree by Pole Position Marketing