Conservando Facas em Aço Inox

As lâminas em aço inox, por mais que aparentem o contrário, também podem enferrujar. Geralmente, pontos de ferrugem ou descoloração podem aparecer em situações extremas, como o contato com alguns ácidos e com umidade. Então, armazenar lâminas em aço inox sem as devidas precauções podem causar surpresas, principalmente para colecionadores, que costumam deixar as facas armazenadas por um longo período de tempo.

De um modo geral, lave sua faca com sabão neutro após usá-la e tenha o cuidado de não embainhá-la úmida. Da mesma forma, a bainha também deve estar seca e livre de partículas de substâncias que a faca entrou em contato. Se utilizar a faca, lave e seque antes de guardá-la para não contaminar a bainha. Uma boa forma de armazenar sua faca por um longo período dentro da bainha, é envolvendo-a em um plástico de PVC, destes de armazenar alimentos.

Se for guardar a faca na gaveta, junto com outras sem a bainha, tenha o cuidado de embrulhar a lâmina com um pedaço de papelão. Isso evitará riscos e a perda do fio.

Após assistir ao vídeo abaixo, talvez você também queira ver outros artigos:

Para incentivar a produção de novos vídeos, inscreva-se no canal Tocandira no YouTube.

12 comentários para “Conservando Facas em Aço Inox

  1. Lígia
    13 de março de 2012 at 01:33

    Mto útil!!! Parabéns pelo site!

    • 13 de março de 2012 at 11:51

      Acho que hoje irá chover!!! Obrigado pela visita!

  2. Diogo
    2 de abril de 2012 at 19:35

    O plastico PVC funciona mesmo!

  3. Luiz
    7 de abril de 2012 at 12:02

    Muito boa a dica! To entrando agora no mundo das facas confesso que to viciado aheahueuah, comprei a linha da brinox-samurai só pra começar e não investir muito dinheiro logo de cara, e tava precisando dessas dicas pq aqui em casa é os talheres são tudo junto na gaveta da cozinha agora entendo pq perdia o fio, to pensando em comprar uma barra magnetica para separar das demais.

    abraços.

  4. Silvano Manluc
    18 de julho de 2012 at 21:09

    Olá Gasparello. Sou cuteleiro iniciante e mais um esportista da natureza de longa data. Conheci só agora o seu blog e to muito agradecido por ele e por toda essa informação interesantíssima que vc tem disponibilizado.

    Gostei muito dos videos que vi e no pouco que conheço com segurança sobre alguns assuntos não vi informações erradas no seu site como vejo em outros aos montes no Brasil, o que me passou confiabilidade e vontade de ser um seguidor deste aqui pra me informar mais.

    Sobre as dicas de conservação, gostei do que vc informa e da simplicidade de instruir e tenho somente uma única e dica pra acrescentar no que posso ser util ou contrubuir em algo nem que com pouquinho, que é na restauração de aços inox depois que enferrujaram, até mesmo nos com acabamento areado (ou Matt finish em inglês) e isso é especialmente mais indicado nos aços mais duros, pelo metodo que cito não mudar em nada o acabamento (polido ou outro)das laminas com uns pontos Rockwell de dureza a mais.

    Pra retirar areas e pontos superficialmente oxidados, use Liquido polidor de consistencia (granulação) média. Não use pastas polidoras (muito parecidas) e nem os liquidos polidores mais abrilhantadores.

    Falando resumidamente, geralmente existem 3 tipos (niveis ou como queira)de cada um, do menos abrasivo, médio até o mais. Esses liquidos podem ser encontrados no brasil em diversos estabelecimentos, de lojas mecanicas até (algumas marcas mais populares) em supermercados. Espero que contribua em algo.

    Denovo, te parabenizo pelo exelente site, espero continuar vendo as novidades daqui e um abração.

    • José Luciano Gasparello Filho
      19 de julho de 2012 at 00:39

      Caro Silvano,

      Minhas dicas são simples porque só falo do pouco que entendo. Agradeço muito por vir contribuir com seu conhecimento.

      Muito obrigado!

      Gasparello

  5. HELIO ARAUJO
    7 de dezembro de 2012 at 16:04

    Adora facas, ganhei uma baioneta quando eu fui professor no SENAI/RJ mas o aço dela é escuro, qual a diferença do aço escuro em relação ao aço claro? Posso usar ela para cortar carne?

    • José Luciano Gasparello Filho
      7 de dezembro de 2012 at 17:49

      Caro Helio,

      O aço escuro pode ser decorrente do processo normal de oxidação, principalmente em aço carbono. Existem processos químicos para pigmentar lâminas em aço inox, também utiliza-se muito epoxi, entre outros materiais.

      Se a baioneta é fabricada em aço carbono e ficou escurecida pelo tempo, talvez não seja uma boa idéia utilizá-la para cortar alimentos.

  6. Maria Helena
    11 de julho de 2013 at 15:51

    Será que o Silvano ou o próprio Gasparello poderiam indicar com mais clareza o nome do produto “Liquido polidor de consistencia (granulação) média” que retira os pontos de ferrugem de lâminas das facas de inox? As facas do meu faqueiro de prata estão imprestáveis por causa da ferrugem e antes de descartá-las quero tentar recuperá-las: se alguém conhecer um profissional que faça esse serviço também ficaria muito agradecida pela indicação.
    Um abraço

  7. lucenice
    22 de novembro de 2013 at 17:06

    adorei as dicas parabens

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

WP-SpamFree by Pole Position Marketing