Conservando Facas em Aço Carbono

As lâminas em aço carbono têm a vantagem de serem afiadas mais facilmente que as facas em aço inox. Como desvantagem temos a facilidade de oxidação (ferrugem) e a fragilidade dessas facas sob estresse (podem quebrar-se). Facas com este tipo de lâmina funcionam melhor em pederneiras que as facas fabricadas em aço inox. 

Ao afiar uma faca fabricada com aço carbono, devemos ter o cuidado para não superaquecer a lâmina ou estaremos comprometendo sua capacidade de segurar o fio.

Como toda ferramenta, uma lâmina em aço carbono deve ser lavada com sabão neutro e seca antes de ser guardada. Para evitar a oxidação precoce, também é interessante passar uma fina camada de óleo de cozinha ou vaselina antes de guardar a faca. Passe o óleo também nas partes próximas ao cabo e em todos os locais onde exista aço. A bainha pode conter umidade, então, se for guardar a faca por muito tempo, é interessante envolvê-la em uma folha de PVC antes de embainhá-la.

Evite ao máximo tocar na lâmina ao utilizar a faca. O suor é muito agressivo para o aço. Mesmo com alguns cuidados, lâminas em aço carbono acabam descolorindo com o tempo, mas não perdem suas qualidades e continuam sendo ótimas ferramentas.

Caso você seja um colecionador de facas, evite guardar suas facas com as lâminas em contato umas com as outras. Isso pode fazer com que suas peças fiquem riscadas.

Após assistir ao vídeo abaixo, talvez você também queira ver outros artigos:

Para incentivar a produção de novos vídeos, inscreva-se no canal Tocandira no YouTube.

21 comentários para “Conservando Facas em Aço Carbono

  1. Diogo
    2 de abril de 2012 at 19:37

    Exatamente, uma fina camada de oleo singer, depois envolver em pvc e sua faca pode ser guardada por meses..

  2. Luis
    4 de agosto de 2012 at 17:42

    Gasparello, você tem alguma dica especial para facas em aço damasco? É que comprei (importei via ebay) do pasquistão duas… e quero saber como cuidar direito dela, pois são muito bem feitas!

  3. victor
    25 de fevereiro de 2013 at 01:40

    Como eu descubro de que aço a minha faca é feita?

  4. malachiel
    17 de abril de 2013 at 05:11

    E o álcool isopropílico, é recomendável para se limpar as facas de aço carbono???

    • José Luciano Gasparello Filho
      18 de abril de 2013 at 11:42

      Não faço ideia, mas óleo já é um modo simples e barato o suficiente para conservação de facas.

  5. Lucas Ribeiro
    29 de abril de 2013 at 02:19

    José, como faço para limpar os ricos da minha faca em aço carbono e em aço inox ? Uso lixo e uma massa de polir ? gostaria de uma dica, grato

    • José Luciano Gasparello Filho
      29 de abril de 2013 at 17:33

      Pode tentar lixas e massa de polir com diferentes granulações, até chegar numa mais fina.

  6. joel barrto
    29 de janeiro de 2014 at 20:58

    Jose,boa tarde! e quando a bainha ja esta com ferrugem por dentro, deve comprar outra ou tem como recuperar? GRATO!

    • José Luciano Gasparello Filho
      30 de janeiro de 2014 at 16:33

      O que enferruja a faca é a umidade presente na bainha, por isso é recomendando guardar a faca protegida da bainha por um plástico ou até mesmo guardá-la fora da bainha, quando em longos períodos.

      • angela
        12 de junho de 2016 at 18:18

        OLá, como tiro as manchas de gordura das laminas de aço carbono?

  7. Edivaldo
    2 de fevereiro de 2014 at 02:34

    Boa Tarde, tenho uma coleção de canivetes a grande maioria em aço 440 vc teria uma dica para melhor conservação para eles? queria saber pois pretendo encomendar expositores para eles. Desde ja agradeço por sua atenção

  8. Diego
    19 de maio de 2015 at 06:10

    Consigo conservar uma faca de aço carbono, para trabalho de corte de carne, aproximadamente 6 horas diretas por dia, sem oxidar? Queria comprar uma faca de aço carbono para a função, mas fico receoso com relação a isso.

  9. Igor
    24 de setembro de 2015 at 18:23

    Qual a pedra e o procedimento indicada para afiar faca com aço 1070? (Cavallini explorer)

  10. Sandro
    1 de março de 2016 at 16:55

    Gasparello, primeiramente agradeço o desprendimento em compartilhar informações tão úteis de maneira tão clara. Em dezembro eu ganhei uma neck knife artesanal em aço carbono de um velho amigo que compartilha do mesmo gosto sobre cutelaria artesanal. Minha inexperiência me levou a cometer algumas gafes que imagino ainda estar em tempo de corrigir. Me apressei em fazer uma bainha em couro artesanal para proteger a peça quando fui informado por ele que este material não seria o mais apropriado para ficar em longo contato com o aço carbono desde que fosse mantido envolto em filme pvc com uma camada de óleo como você descreve no seu artigo. O grande problema foi não ter mantido a quantidade de óleo que acabou permitindo o surgimento de alguns pontos de oxidação mais próximo a espinha da peça. Outra falha foi ter envolvido o cabo com paracord. Como minha mão suou na hora de envolver o paracord deve ter absorvido e acabou favorecendo a oxidação na padronagem do trançado. Pra minha sorte não foi nada profundo e estou tentando chegar o mais próximo da originalidade da peça lixando com lixa dágua 400, 600 e 1500 pra então refazer o trançado dessa vez com luvas. Eis que me surgem algumas duvidas:
    -Se eu aplicar uma quantidade de óleo também no paracord você acha que eu perderia a resistência do material? Isso ajudaria a evitar a oxidação?
    -Se eu usar massa de polir e finalizar com maquina de alta rotação o calor pode prejudicar a tempera do aço?
    -Você tem alguma sugestão de material pra fazer a bainha de forma artesanal? (Acho até que seria uma boa ter um vídeo tutorial no seu canal no YT)
    Conto com sua generosidade para me ajudar com tantas questões.
    Abraço!

  11. Denis
    10 de julho de 2016 at 00:34

    Vendo as dúvidas postadas aqui nem parece que, durante milênios, a humanidade usou exclusivamente facas de aço carbono… Desaprendemos estranhamente rápido a lidar com esse tipo de faca. Inox pra mim só em canivetes; facas, aço carbono sempre!

  12. 20 de julho de 2016 at 13:00

    Tem algum material que posso colocar na bainha para evitar o contato do couro com a faca (estou tendo problemas com ferrugem nas facas dentro do couro).

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

WP-SpamFree by Pole Position Marketing