Conservação do cantil

Como conservar um cantil?

Conversando sobre cantis com um amigo de um fórum de carabinas de pressão, o “Major”, resolvi escrever algumas poucas linhas sobre a conservação de um cantil.

Como tirar o gosto ruim do cantil?

Cantis de plástico, por exemplo, costumam impregnar o gosto de qualquer coisa que não seja água. Caso algum gosto fique impregnado em seu cantil de plástico, tente resolver com água quente e um punhado de sal. O que funciona muito bem para retirar o gosto ruim é colocar uma colher de sopa de bicarbonato de sódio junto com água (para um cantil de 900ml ou 1l),  feche e agite bem, depois é só esvaziar e repetir o procedimento.

Cantil de alumínio

Os cantis de alumínio tem outro problema, que é a oxidação. Deixar algumas gotas d’água no cantil por muitos dias pode inutilizá-lo com pontos oxidados.

Como limpar o cantil

Para evitar estes problemas, evite ao máximo usar qualquer líquido que não seja água em seu cantil. Após o uso, existem algumas formas recomendadas para a limpeza. Algumas pessoas recomendam apenas o uso de água corrente e uma escova, dando mais atenção ao bocal. Eu já acho muito difícil fazer com que a escova consiga alcançar algumas partes do cantil, então prefiro outro método.

Você pode usar Hidrosteril na mesma quantidade utilizada para purificar água, ou também Clorin (em minha opinião é caro demais). Para usar Hidrosteril, coloque 1 gota para cada 100ml de água. A maioria dos cantis comportam 900ml, então seriam 9 gotas. Você também pode colocar 2 gotas de água sanitária para cada litro de água. Deixe descansar por 30 minutos e depois enxágue muito bem com água corrente. Deixe o cantil secar de cabeça para baixo para eliminar a possibilidade de gotas d’água ficarem perdidas dentro do cantil, algo extremamente nocivo, principalmente para os produtos em alumínio.

Vejam como ficou a oxidação no cantil em alumínio do Major, o que incentivou este artigo:

Leia também:

 

 

11 comentários para “Conservação do cantil

  1. Rafael
    8 de maio de 2012 at 17:08

    O meu de aluminio guardei com agua dentro… Com certeza foi isso que manchou ele.

  2. João Henrique
    9 de maio de 2012 at 11:00

    Eu sempre seco meu cantil,posso dizer que apenas fazendo isso, faz com que ele dure muito mais!

    Obrigado pelas dicas Gasparello!

  3. ViniciusBR
    11 de junho de 2012 at 20:59

    Gasparello eu não tenho cantil,você acha melhor um de couro,plastico ou metal ? abrç

    • gasparello
      12 de junho de 2012 at 11:47

      Prefiro de alumínio com algum revestimento externo para conservar a água fresca por mais tempo.

  4. SÉRGIO
    13 de julho de 2012 at 12:54

    Eu prefiro cantil de plástico. A caneca é de alumínio. Para manter a água fresca, a capa do meu cantil é térmica. Claro que se ficar sob a luz do sol, a água aquece.

  5. mauricio arruda preuss
    12 de maio de 2013 at 15:18

    Caros senhores: sou novo no blog e esse é meu primeiro comentário, SEMPRE que possível troco a água do cantil por água fresca e quando volto para casa faço a limpeza e manutenção de todo meu material e quanto ao cantil independente do material com que ele é feito sigo mais ou menos as dicas de limpeza citadas acima tomando o cuidado de guarda-lo ABERTO e se possível retirar a vedação que fica na tampa e seca-la com cuidado antes de recoloca-la na tampa. Agora quanto a oxidação do alumínio não tem jeito ele só fica limpinho quando é novo depois ele sempre deixará a água com aquele gostinho de aventura. Bom dia a todos.

    • José Luciano Gasparello Filho
      13 de maio de 2013 at 06:55

      Caro Maurício,

      Eu também guardo meu cantil aberto para evitar os fungos. Boas dicas!

      Gasparello

  6. Wiliam Lefkun Sutil
    28 de fevereiro de 2014 at 21:22

    Meu cantil estava um pouco oxidado e eu usei uma vareta com palha de aço pra limpar, não ficou 100% mas melhorou bastante.

  7. Marcelo
    10 de julho de 2014 at 12:53

    Que coisa… O meu cantil tem 4 anos, e uso(usava) ele para trilhas, viagens e no cotidiano, pois não gosto de copos plásticos (sou eco) e nem de garrafinha pet. E agora apareceram tantos furos nele que sai em busca sobre o assunto. E vejo então que este não é um produto para uso diário (o que é uma pena), procurei um cantil de vidro e o incrível é que não existe, pelo visto terei que me contentar com um de plastico :/

  8. Valdeci Junior
    19 de agosto de 2014 at 11:54

    Gasparello, o vinagre é excelente para eliminar odores e impurezas não só do cantil mas de qualquer coisa, também é bom colocar agua fervendo dentro do cantil mesmo o de plástico ja coloquei e não derrete, uma vez fiz suco no meu cantil de plástico e entrou aquelas formiguinhas e grudaram no fundo do cantil, nem agua fervendo tirava, tentei diversas vezes, minha mãe colocou água sanitária dentro e elas soltaram, também a água sanitária é excelente para remover particulas impregnadas.. segue dica, abraço.

  9. Diego
    15 de abril de 2016 at 16:56

    Gasparello, boa tarde!
    Meu cantil de alumínio está vazando pelas laterais. Saberia me dizer uma forma para veda-lo e evitar que a água toda seja desperdiçada?
    Desde já grato!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

WP-SpamFree by Pole Position Marketing