A Tramontina fabricava as facas Commander I, II e III com a intenção de sobrevivência e, quem sabe, o uso tático. Eram facas muito engenhosas, com o cabo oco para conter anzóis, linha de pesca, entre outros equipamentos. A Commander I ainda possuía uma bússola na ponta do cabo. O problema dessas facas era justamente a baixa resistência para trabalhos pesados devido ao cabo oco, o que as desabonava como facas exclusivas para situações extremas de sobrevivência e aventura. A Tramontina hoje fabrica uma linha de facas Commander, porém os novos modelos são construídos com o cabo em borracha maciça.
Mate a saudade da faca Tramontina Commander no vídeo abaixo:
Leia temas relacionados:
Olá Gasparello, muito interessante essa faca, por ser antiga nunca teria a oportunidade de vela se não aqui, andei vendo algumas em sites, mas não consegui achar um com boa variedade, vc poderia me indicar algum? Vi uma faca de lâmina integral MUITO bonita, porém não consegui achar pra comprar, outra coisa que eu achei interessante é o kerambit, não faz parte exclusivamente da área de sobrevivência mas os que são feitos de forma artesanal são peças excepcionais..
Abraço. Parabéns pelo site!
Sempre compro no Mercado Livre. Vou te passar o email de uma pessoa que tem boas facas.
Esqueci de falar da Kerambit. Particularmente não gosto. Prefiro facas tradicionais.
A Tramontinha Commander I foi a primeira faca de sobrevivência que eu tive. Ver esse vídeo deu saudade porque eu infelizmente sempre renovava meu material para acampar e essa faca foi-se para sempre. Lembro que eram os anos 80 e os filmes do Rambo estavam no auge, então todo mundo queria uma faca desse tipo. Hoje um dos meus passatempos é colecionar facas, tanto nacionais quanto importadas. Tenho, por exemplo todas as quatro facas e o punhal do Rambo e hoje posso observar que as duas primeiras First Blood são bem parecidas no quesito resistência (por conta do punho oco)com as Commander. Na época isso não era evidente, porque era praticamente impossivel um brasileiro ver uma faca Rambo 1, 2 ou 3 de verdade.