Como organizar a mochila de camping

Tenho recebido algumas perguntas sobre como arrumar uma mochila de camping. Vou dar algumas ideias e um exemplo de como faço, não há regras rígidas para o assunto. Se você colocar sua cachola para funcionar, verá que é algo bem simples!

Bom, vamos lá. A primeira coisa que você deve pensar é o que levar! Quantos dias vou ficar? O que vou levar para comer? Vou levar água ou purificar água no local? Preciso de roupas quentes e capa de chuva? São uma série de perguntas que só o próprio aventureiro pode responder. A partir daí você precisa lembrar de equilibrar o peso, algo que você deve sentir caso precise fazer longas caminhadas com a mochila nas costas; lembre também de deixar mais acessível itens que você poderá precisar mais rápido, com o cantil, máquina fotográfica, lanterna, etc. Cada um precisa conhecer suas necessidades.

Se a sua mochila possuir espaço sobrando você pode carregar o isolante térmico  na parte interna, mas este é um equipamento que geralmente é carregado na parte de fora porque ocupa muito espaço. Você pode amarrá-lo da forma que achar mais segura na parte externa da mochila. Se não tiver habilidade com nós, passe uma cordinha por dentro do rolo e leve o isolante à tiracolo. O importante é não perdê-lo no caminho.

Procure por itens que não pesem muito. Existem vários equipamentos um pouco mais caros, porém, que são bem mais leves. Se você pretende acampar com frequência e se o seu bolso permitir, procure comprar bons equipamentos. Se você comprar um produto ruim, talvez tenha que comprar duas vezes. No conjunto de equipamentos cada 100 gramas faz uma diferença enorme no final, principalmente após algumas horas de caminhada. Não leve itens desnecessários, da mesma forma, não deixe em casa itens de segurança e conforto como kit de sobrevivência, de primeiros socorros e de cuidados pessoais.

A melhor dica para quem vai de barraca é de não levá-la na embalagem original, que geralmente é pouco prática e não permite distribuir o peso pela mochila. Não gosto de deixar minha barraca muito no fundo da mochila porque é algo que vou usar tão logo chegue no meu acampamento. Caso você compartilhe sua barraca com alguém, divida este item por várias mochilas para que todos compartilhem um pouco do peso e não onere ninguém. Prefiro deixar no fundo as roupas que vou usar para dormir e o saco de dormir. Mochilas com a parte inferior separada da superior por um zíper são bem comuns, a minha não possui esta parte. Organize sua mochila de acordo com o modelo. Eu gosto de mochilas com muitos bolsos, que sempre ajudam a separar melhor os diferentes itens. Tenha sempre uma lista para conferir se não está esquecendo nada e boa viagem!

Segue um vídeo de exemplo.

5 comentários para “Como organizar a mochila de camping

  1. 2 de dezembro de 2013 at 14:55

    Gasparello,

    Onde comprou a mochila ?, gostaria de ter uma bem simples com esta capacidade, a sua me parece ótima.

    sempre acompanho seus videos, parabéns

    Sou de São Paulo – SP

    Ari

    • José Luciano Gasparello Filho
      2 de dezembro de 2013 at 16:48

      É da Militar Brasil. Tem a análise dela na parte de Equipamentos -> Mochilas.

  2. 2 de dezembro de 2013 at 23:28

    Valeu Gasparello boa dica como sempre, bom acampamento…

  3. tiago santos
    3 de dezembro de 2013 at 12:28

    Que barraca é essa?
    Estou procurando uma barraca bem compacta e essa ai achei bem legal!!!
    Um abraço!!!!!!!!

    • José Luciano Gasparello Filho
      3 de dezembro de 2013 at 12:52

      Azteq Mini-Pack.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

WP-SpamFree by Pole Position Marketing