Eu adoro comer lambari (ou piaba), mas limpar este peixinho requer um tanto de paciência. Você pode limpar as escamas com uma peneira de areia, daquelas usadas em construções, mas remover a barrigada sempre foi um tanto chato.
Encontrei o vídeo abaixo mostrando uma técnica bem eficiente para tirar as escamas com uma espécie de redinha, e a barrigada é removida facilmente com uma técnica interessante que você aprenderá vendo as imagens abaixo:
Conheça o canal Tocandira no YouTube e inscreva-se para ficar por dentro da novidades!
Leia também:
- Limpeza de lambaris (lambari express);
- Como pescar lambari com garrafa PET;
- Como pescar lambari com miçangas.
Com dez anos vi o meu tio limpando as escamas com um pedaço de saco de batata. Aquele que paresse um cordão de plástico tramado e normalmente na cor vermelha. Sempre foi rápido. De limpar a barriga de peixe assim…é a primeira vez!
Cleber,
Esta sua dica do saco de batata é interessante, pode substituir a peneira de areia, que nem todo mundo tem à mão!
Abraço
Gasparello
Esta ê uma ótima dica, eu particularmente nao tinha visto. Coisa simples e tem fundamento.
Afinal quem nao gosta de uma porcaozinha de lambari frito.
Abraço a todos.
Então galera, gostei muito da dica de limpeza dos lambaris. Mas eu particularmente, gosto de limpar esses peixinhos com um bom e bem afiado canivete. Para mim, é um ótimo passatempo.
O meu passatempo é degustá-los com cerveja!
Abraço
sou criador de lambari em taubate adorei a aula
Técnica interessante para a limpeza dos lambaris,porém retirou-se as cabeças dos mesmos,dependendo do tamanho dos mesmos não resta muita coisa para ser consumido,e em uma situação de sobrevivência nada pode ser descartado.