Como fazer um filtro

Em uma situação de emergência ou sobrevivência é muito importante tentarmos manter a nossa saúde a todo custo, isso implica em cuidados extremos no consumo da água. Por mais cristalina que a sua fonte de água possa ser, você nunca terá certeza se ela está livre de vírus e bactérias que podem nos causar doenças diversas, o que diminuiria suas chances de sobreviver. Com água aparentemente limpa, basta fervê-la por alguns minutos ou usar um meio químico para purificá-la, mas nem sempre teremos água cristalina à disposição, e saber alguns meios de como filtrar as partículas maiores é algo muito importante. No vídeo abaixo mostro como improvisar um filtro utilizando algodão e palha. O algodão eu carrego em meu kit de sobrevivência/emergência. Você poderia utilizar outros elementos para filtragem, mas a ideia é mostrar como improvisar algo com o que você tem à mão.

Leia também:

Leia também:

 

3 comentários para “Como fazer um filtro

  1. Vitor Bernardi
    21 de maio de 2013 at 00:59

    Muito legal, Gasparello. Simplicidade é tudo. Parabéns!

  2. jeova pachecopacheco
    26 de maio de 2013 at 21:07

    Parabens,sou ex militar da legiao estrageira moro em Belém Pá-Brasil. estudante do Curso Técnico em Floresta em minha cidade excelente seus incinamentos desde ja é uma honra irmão!!! SELVA BRASIL!!!

  3. Haroldo Meyer
    6 de outubro de 2016 at 16:03

    Gasparello, você têm toda a razão sobre o uso de carvão ativado para filtragem da água. O carvão ativado, pelo seu processo de fabricação possui uma quantidade imensa de micro poros que retém, com grande facilidade, as partículas de sujeiras contidas na água. O carvão resultante da queima de madeira não possui estas propriedades e assim serve unicamente como de leito de filtragem, do mesmo jeito que areia ou pedriscos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

WP-SpamFree by Pole Position Marketing