Como Ajustar um Binóculo?

Regular um binóculo costuma ser algo muito fácil. Pode ser até mesmo algo trivial, mas vamos passar as dicas para quem não ainda não conhece o caminho das pedras! Em primeiro lugar, algo que é bem intuitivo, é o ajuste dos dois cilindros do binóculo de acordo com a distância de seus olhos, se achar mais bonito, você pode chamar de distância inter pupilar. Depois disso você irá ajustar o foco. O ideal é manter os dois olhos abertos para os ajustes iniciais, usando as capinhas das lentes como auxílio.

Provavelmente o seu binóculo tem o disco de focalização central e o ajuste de dioptria, que geralmente fica do lado direito do aparelho, você confere as diferenças nas imagens abaixo. Uma vez localizado o ajuste de dioptria, usando a tampa do seu binóculo, feche a lente objetiva do lado em que se encontra o anel para ajuste de dioptria. Se ficar realmente no lado direito, feche a lente objetiva do lado direito.

Aponte para algum objeto distante e, com os dois olhos abertos, ajuste o foco usando o disco de focalização central. Dependendo como for a sua visão, talvez este ajuste baste, mas como na maioria das vezes temos diferenças de acuidade visual nos dois olhos, o ajuste de dioptria se faz necessário.

O disco de focalização central.

Agora, troque a tampa da objetiva para o outro lado, deixando livre o cilindro aonde o ajuste de dioptria se encontra. Este disco é um anel giratório que envolve as lentes oculares. Novamente, com os dois olhos abertos, aponte para o mesmo objetivo que deverá estar em uma boa distância. Gire o anel até que a imagem fique bem nítida.

Ajuste de dioptria.

Uma vez que os ajustes foram realizados, e com as capinhas fora das lentes objetivas, cada vez que você utilizar seu binóculo precisará tão somente mover o disco de focalização central para ajustar o foco de modo a visualizar com mais nitidez os objetos que se encontram em distâncias diferentes!

Leia também:

3 comentários para “Como Ajustar um Binóculo?

  1. RICARDO
    8 de junho de 2015 at 13:45

    Gasparello, Qual a diferença entre ajuste de foco e AJUSTE DE DIOPTRIA?

  2. Rafael
    29 de março de 2016 at 00:51

    Olá, boa noite. tenho um binóculos Pentax 10×50 PCF, mas não tenho as tampas das lentes nem das objetivas, sabe onde posso encontrar?
    Grato

  3. Marcelo Lobo Masetti
    20 de abril de 2016 at 22:10

    Boa noite, sou biólogo e uso binóculos Hoyle 10-30×50 para observar as copas de árvores altas. Estes binóculos ficaram submersos numa enchente e as lentes embaçaram. Desmontei e não consigo remontar. A cinta de zoom não me permite. O que posso fazer?
    Devo procurar assistência? Vale a pena?
    Abraço.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

WP-SpamFree by Pole Position Marketing