Com Escolher um Fogareiro de Camping

Qual o fogareiro de camping comprar?

Existem muitos modelos de fogareiros e espiriteiras. Os modelos mais leves geralmente custam mais caro, mas na maioria das vezes são as melhores opções por diminuírem o peso e o volume final da sua mochila.

Eu gosto dos fogareiros adaptados aos pequenos cartuchos de gás, que também podem ser utilizados com um lampião, mas existem pessoas que preferem os fogareiros a álcool. Se for para uma única refeição, o fogareiro a álcool pode ser bem útil e uma opção mais acertada, tudo para não fazer peso ou volume na mochila. Mas para períodos aonde tenha que fazer mais de uma refeição, tenho minha preferência pessoal pelo fogareiro com cartucho de gás. Nos fogareiros portáteis pequenos, temos que redobrar a atenção para não derrubar a panela. Além de apresentarem superfícies pequenas, são também lisas.

Existem fogareiros a gás maiores, interessantes para quem vai de carro. Se o acampamento, pescaria ou expedição forem longos, você consegue adaptar até mesmo um botijão de gás em alguns modelos. Mesmo assim, a praticidade está em utilizar cartuchos descartáveis, que nestes tipos de fogareiros são um pouco maiores. A vantagem está na autonomia um pouco maior do cartucho e na segurança de não derrubar seu almoço facilmente no chão, como pode acontecer com os fogareiros menores.

Se a grana for curta, você pode optar por uma latinha de sardinha ou atum vazia e levar o álcool ou combustível sólido feito com parafina e algodão. Eu não sou muito fã do combustível sólido feito em casa. Por comodidade, prefiro comprar um cartucho de gás, que não custa um absurdo e só é utilizado vez ou outra, em acampamentos, não em casa. Às vezes é interessante pagar um pouco mais pela praticidade de certos equipamentos.

Conheça vários modelos no vídeo abaixo:

Aprenda também:

 

3 comentários para “Com Escolher um Fogareiro de Camping

  1. SÉRGIO MYRON
    7 de abril de 2015 at 01:31

    Agradeço a o vídeo.
    Eu, particularmente uso o fogareiro a gás, igual ao menos que mostrastes. A chama é azul e aquece mais rápido que as chamas amarelas.
    Realmente a gente tem que cuidar para não deixar a panela cair.
    Quanto a economia de gás, eu creio que se o usuário tiver bom senso ele irpa proteger a chama do vento.
    O uso de algodão parafinado eu tb não sou fã.
    Resumindo: eu prefiro usar equipamento industrializado. Relação custo/benefício/segurança.

  2. Maicon
    23 de maio de 2015 at 01:45

    Alguém já usou fogareiro a benzina?

  3. Francesco
    18 de janeiro de 2016 at 21:53

    Eu queria um que desse pra usar o cartucho de gás cilíndrico do tipo que é usado em fogareiro maior. Vi modelos em sites de importação mas como o dólar ta nas alturas desisti. A vantagem é que o cartucho cilíndrico vem mais gás e é mais barato. Tambem considero o formato de garrafa mais fácil de acomodar na mochila. Até tá difícil de encontrar (e quando encontra geralmente ta bem carinho) por aqui esse a gás bem compacto, seja qual for a marca. Abraço!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

WP-SpamFree by Pole Position Marketing