Cartucho Tekgas Náutika, mini-fogareiro Guepardo, lampião Cairo Náutika

Gosto muito do cartucho de gás Tekgas Náutika. Diferente do cartucho padrão de 190g, este possui 230g e uma válvula que permite você encaixar e desencaixar um fogareiro ou lampião.

Ainda não tive problemas com vazamentos e acho o artefato bem prático. Os cartuchos de 190g, sem válvula, costumam vazar gás e, as vezes, quando os artefatos não são encaixados corretamente, podemos perder todo o cartucho com vazamentos.

Os fogareiros para encaixar no cartucho Tekgas disponíveis no marcado nacional são muito parecidos. Quando pesquisava preços para comprar um novo fogareiro capaz de ser adaptado no cartucho com válvula, examinei modelos da Guepardo, Náutika e Azteq, este último também importado pela Náutika. O modelo da Azteq era o menor de todos, e o mais caro também. Em comum todos possuem acendedor automático, controle para intensidade de chama e um suporte dobrável para apoiar a panela. Abaixo segue o modelo da Guepardo, que encontrei mais barato:

Já o lampião que encontrei com menor preço foi o modelo Cairo, da Náutika. Existe outro modelo um pouco menor,  também da Náutika, mas estava muito mais caro. O lampião que optei possui acendedor automático e uma correntinha de metal para dependurar o artefato. Veja o lampião já conectado ao cartucho Tekgas:

Vale lembrar que o conhecimento para fazer fogueiras deve permanecer em sua cabeça apenas para situações de emergência. Sempre prefira usar fogareiros para cozinhar. Desta forma você estará cuidando de sua segurança, da segurança dos outros, da fauna e da flora local. Fazer fogueiras em áreas de preservação ambiental é crime e o risco do fogo se propagar é grande, principalmente em regiões do país onde existe uma estação seca bem definida.

Abaixo segue um vídeo onde falo sobre os apetrechos mostrados neste artigo e ensino a acender o lampião:

Veja outros posts relacionados:

16 comentários para “Cartucho Tekgas Náutika, mini-fogareiro Guepardo, lampião Cairo Náutika

  1. Leonardo Cipriani
    15 de maio de 2012 at 16:03

    Estes fogareiros e lampiões que utilizam este cartucho são muito bons e compactos, porém na minha cidade é difícil de encontrar este tipo de equipamento :(

    • gasparello
      15 de maio de 2012 at 16:11

      Muitas lojas na internet vendem estes equipamentos, e por um bom preço. Vendem até mesmo os cartuchos de gás.

      Abraço

  2. Rafael
    28 de maio de 2012 at 18:26

    uma pergunta … qdo acampo tenho 2 lampioes a gas , so que daquele de 2 kg que por sinal dura muito tempo e a luminosidade é mto boa.So que esta cada vez mais dificil de achar aonde faça a recarga e ele tbmé mto pesado e ocupa um espaço ate que bom. gostaria de saber se a luminosidade desse da materia se compara a esse de 2kg ???? grato

    • gasparello
      28 de maio de 2012 at 18:35

      Não dá para comparar este pequeno lampião com este que você citou. A luminosidade e duração do cartucho é muito inferior e provavelmente não irá suprir suas necessidades, uma vez que está habituado à ótima luz e autonomia que seu lampião atual proporciona.

      Eu utilizo o meu como uma penumbra, apenas por 1 ou duas horas por noite durante duas noites, no máximo. Dá para ficar bem claro em um acampamento pequeno se abrir mais o gás, mas o consumo de combustível irá aumentar muito a ponto de diminuir muito a autonomia.

  3. Debora Weber
    26 de julho de 2012 at 15:15

    Olá
    estava observando o consumo de gás…
    modelo da guepardo:216g/h
    modelo da nautika:57g/h
    com uma diferença de preço de 20,00 a mais para o modelo da nautika

    • José Luciano Gasparello Filho
      26 de julho de 2012 at 17:26

      É realmente importante reparar no consumo para ter uma base de comparação, mas é bem verdade que o consumo também irá depender do quanto você abre a válvula de gás!

      Obrigado por seus apontamentos!

  4. Carl Gustav
    24 de agosto de 2012 at 01:05

    Estava pensando em comprar um lampião Colleman vc tem referencia?
    abraço

    Parabéns pelo blog

    Carl

    • José Luciano Gasparello Filho
      24 de agosto de 2012 at 01:21

      Infelizmente ainda não tive a oportunidade de utilizar um para tecer comentário.

      Fico devendo!

      Abraço

  5. leonardo
    28 de janeiro de 2013 at 22:07

    cara esses cartucho podem ser recarregados?

  6. Oivalf
    15 de novembro de 2013 at 14:44

    Olá, Gasparello !!!
    Em primeiro lugar estou curtindo muito o seu Blog, muito ótimo e muito rico em informação para quem curte acampamentos.
    Tenho uma enorme duvida e curiosidade em relação a fogareiro de hoje em dia.
    Pois no tempo que eu acampava com amigos na época o fogareiro era com um botijão de 5 KG e fogareiro grande.
    Quero saber o seguinte: Quantos almoços e jantas (claro de modo de acampamento que é da forma mais rápido e com tudo os preparos juntos)da para se fazer com este tipo de cartucho de 190g ou de 230g.
    Um grande abração.

    • 28 de agosto de 2015 at 13:39

      Oivalf, eu tenho um fogareiro da Nautika, modelo Frontier, que usa cartuchos do tipo Campgás de 230g. Este tipo de fogareiro tem uma boca maior que a desses fogareiros de encaixar direto no botijão. Num acampamento, um tubo de gás é suficiente, no meu caso, para preparar o café da manhã, o almoço e o jantar, sempre usando o fogo de médio para baixo – e isto não significa que demora mais para cozinhar o alimento, pois o fogo é forte (até mais que o meu fogão de casa). Claro que, dependendo das condições, o cartucho pode durar menos – principalmente se for usado o fogo alto por muito tempo – mas pode durar mais também, dependendo do alimento que está sendo cozido. Como eu disse, a boca do fogareiro que tenho é maior que a boca desse tipo de fogareiro do vídeo, onde o gás deve durar ainda mais.

  7. helisson alves dossantos
    24 de janeiro de 2014 at 16:50

    ótimos, seus videos são bem articulados e praticos.
    Mas como faço para comprar este kit de gas?

  8. Albany Brandão da Silva Junior
    6 de fevereiro de 2014 at 02:23

    Olá Gasparello!!!!

    Gostaria de saber qual a duração do cartucho para quem for preparar uma refeição?
    No caso trabalho nas Go do Estado de Goias e fico muito a beira da estrada, estava querendo comprar um para poder preparar meu almoço, só que tenho a curiosidade de saber quantos dia mais ou menos ele dura, para cada dia preparando o almoço.

    Obrigado desde jà….

  9. deivid
    15 de outubro de 2014 at 20:26

    quanto tempo dura esse cartucho de 230g

  10. Nelson
    27 de novembro de 2014 at 04:37

    Amigo, gostei muito do seu blog e gostaria de saber se é possível recarregar os cartuchos de gás, e se possível, como fazer isso?
    Parabéns pelo blog e o vlog tb. abraço

    • José Luciano Gasparello Filho
      28 de novembro de 2014 at 15:57

      Os cartuchos são descartáveis, e qualquer tentativa de carregá-los poderia ser muito perigosa e não valeria a pena. Em minha opinião, pela praticidade, estes cartuchos são até bem baratos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

WP-SpamFree by Pole Position Marketing