Gosto muito do cartucho de gás Tekgas Náutika. Diferente do cartucho padrão de 190g, este possui 230g e uma válvula que permite você encaixar e desencaixar um fogareiro ou lampião.
Ainda não tive problemas com vazamentos e acho o artefato bem prático. Os cartuchos de 190g, sem válvula, costumam vazar gás e, as vezes, quando os artefatos não são encaixados corretamente, podemos perder todo o cartucho com vazamentos.
Os fogareiros para encaixar no cartucho Tekgas disponíveis no marcado nacional são muito parecidos. Quando pesquisava preços para comprar um novo fogareiro capaz de ser adaptado no cartucho com válvula, examinei modelos da Guepardo, Náutika e Azteq, este último também importado pela Náutika. O modelo da Azteq era o menor de todos, e o mais caro também. Em comum todos possuem acendedor automático, controle para intensidade de chama e um suporte dobrável para apoiar a panela. Abaixo segue o modelo da Guepardo, que encontrei mais barato:
Já o lampião que encontrei com menor preço foi o modelo Cairo, da Náutika. Existe outro modelo um pouco menor, também da Náutika, mas estava muito mais caro. O lampião que optei possui acendedor automático e uma correntinha de metal para dependurar o artefato. Veja o lampião já conectado ao cartucho Tekgas:
Vale lembrar que o conhecimento para fazer fogueiras deve permanecer em sua cabeça apenas para situações de emergência. Sempre prefira usar fogareiros para cozinhar. Desta forma você estará cuidando de sua segurança, da segurança dos outros, da fauna e da flora local. Fazer fogueiras em áreas de preservação ambiental é crime e o risco do fogo se propagar é grande, principalmente em regiões do país onde existe uma estação seca bem definida.
Abaixo segue um vídeo onde falo sobre os apetrechos mostrados neste artigo e ensino a acender o lampião:
Veja outros posts relacionados:
Estes fogareiros e lampiões que utilizam este cartucho são muito bons e compactos, porém na minha cidade é difícil de encontrar este tipo de equipamento
Muitas lojas na internet vendem estes equipamentos, e por um bom preço. Vendem até mesmo os cartuchos de gás.
Abraço
uma pergunta … qdo acampo tenho 2 lampioes a gas , so que daquele de 2 kg que por sinal dura muito tempo e a luminosidade é mto boa.So que esta cada vez mais dificil de achar aonde faça a recarga e ele tbmé mto pesado e ocupa um espaço ate que bom. gostaria de saber se a luminosidade desse da materia se compara a esse de 2kg ???? grato
Não dá para comparar este pequeno lampião com este que você citou. A luminosidade e duração do cartucho é muito inferior e provavelmente não irá suprir suas necessidades, uma vez que está habituado à ótima luz e autonomia que seu lampião atual proporciona.
Eu utilizo o meu como uma penumbra, apenas por 1 ou duas horas por noite durante duas noites, no máximo. Dá para ficar bem claro em um acampamento pequeno se abrir mais o gás, mas o consumo de combustível irá aumentar muito a ponto de diminuir muito a autonomia.
Olá
estava observando o consumo de gás…
modelo da guepardo:216g/h
modelo da nautika:57g/h
com uma diferença de preço de 20,00 a mais para o modelo da nautika
É realmente importante reparar no consumo para ter uma base de comparação, mas é bem verdade que o consumo também irá depender do quanto você abre a válvula de gás!
Obrigado por seus apontamentos!
Estava pensando em comprar um lampião Colleman vc tem referencia?
abraço
Parabéns pelo blog
Carl
Infelizmente ainda não tive a oportunidade de utilizar um para tecer comentário.
Fico devendo!
Abraço
cara esses cartucho podem ser recarregados?
Olá, Gasparello !!!
Em primeiro lugar estou curtindo muito o seu Blog, muito ótimo e muito rico em informação para quem curte acampamentos.
Tenho uma enorme duvida e curiosidade em relação a fogareiro de hoje em dia.
Pois no tempo que eu acampava com amigos na época o fogareiro era com um botijão de 5 KG e fogareiro grande.
Quero saber o seguinte: Quantos almoços e jantas (claro de modo de acampamento que é da forma mais rápido e com tudo os preparos juntos)da para se fazer com este tipo de cartucho de 190g ou de 230g.
Um grande abração.
Oivalf, eu tenho um fogareiro da Nautika, modelo Frontier, que usa cartuchos do tipo Campgás de 230g. Este tipo de fogareiro tem uma boca maior que a desses fogareiros de encaixar direto no botijão. Num acampamento, um tubo de gás é suficiente, no meu caso, para preparar o café da manhã, o almoço e o jantar, sempre usando o fogo de médio para baixo – e isto não significa que demora mais para cozinhar o alimento, pois o fogo é forte (até mais que o meu fogão de casa). Claro que, dependendo das condições, o cartucho pode durar menos – principalmente se for usado o fogo alto por muito tempo – mas pode durar mais também, dependendo do alimento que está sendo cozido. Como eu disse, a boca do fogareiro que tenho é maior que a boca desse tipo de fogareiro do vídeo, onde o gás deve durar ainda mais.
ótimos, seus videos são bem articulados e praticos.
Mas como faço para comprar este kit de gas?
Olá Gasparello!!!!
Gostaria de saber qual a duração do cartucho para quem for preparar uma refeição?
No caso trabalho nas Go do Estado de Goias e fico muito a beira da estrada, estava querendo comprar um para poder preparar meu almoço, só que tenho a curiosidade de saber quantos dia mais ou menos ele dura, para cada dia preparando o almoço.
Obrigado desde jà….
quanto tempo dura esse cartucho de 230g
Amigo, gostei muito do seu blog e gostaria de saber se é possível recarregar os cartuchos de gás, e se possível, como fazer isso?
Parabéns pelo blog e o vlog tb. abraço
Os cartuchos são descartáveis, e qualquer tentativa de carregá-los poderia ser muito perigosa e não valeria a pena. Em minha opinião, pela praticidade, estes cartuchos são até bem baratos.