Canivete ZT0300 – Zero Tolerance

Gosto de canivetes antigos, principalmente pelo charme especial que cada um apresenta, mas eu sou de uma época onde os canivetes não tinham boa fama. Eram fabricados de materiais de péssima qualidade, os aços utilizados eram muito ruins, sem contar o tratamento térmico que não tinha nenhuma confiabilidade. Os cabos costumavam ser de plástico, não possuíam trava e quando tinham, era muito frágil. Associados aos canivetes estavam os acidentes.

Da mesma forma que uma arma antiga de fogo evoluiu para um rifle de assalto moderno, as facas e os canivetes tiveram grandes avanços tecnológicos. A indústria atual do aço é capaz de produzir metais mais resistentes e menos oxidáveis e que permitem abusos maiores sem perder as características de corte. Além disso, os materiais utilizados são mais anatômicos e mais leves. Até o material utilizado na confecção de bainhas modernizou com o tempo. Se engana quem não dá importância a portabilidade. Essas tecnologias combinadas levam a produtos nunca antes vistos por nós.

O ZT0300, da Zero Tolerance, é um dos meus canivetes favoritos. De uso tático de apoio e combate, possui desenho agressivo, todo preto nesta versão, possui várias opções de porte e vem com sistema de abertura Speed Safe patenteado pela Kershaw, o qual permite abertura da lâmina de forma rápida e segura.

A lâmina é em aço inoxidável S30V, revestida em Tungstênio DLC ( Diamond Like Carbon) com 9,5 cm de tamanho.

De um dos lados, o cabo possui acabamento em G10 que é uma material obtido da mescla de fibra de vidro e resina epóxi moldada a alta temperatura, e o lado oposto é em Titânio com trava integral incorporada chamada de Frame Lock, este sistema é o mais usado para canivetes de uso pesado, desenvolvido e patenteado por Chris Reeve. Ambos os lados são usinados em 3D o que confere maior aderência a empunhadura.

O ZT0300 é um canivete muito robusto, durável, e parece ser indestrutível, tudo nele é realmente sólido. Vale cada centavo investido e por isso eu recomendo a você, usuário muito exigente. Clique na foto abaixo para ver os detalhes do canivete:

 

Ivan Scarola é aventureiro, mateiro, colecionador de facas e canivetes táticos e também participa do Canal Acampamento Selvagem Brasil no Youtube.

Leia também:

  • Visite a seção de facas e canivetes;
  • Visite a seção de colunistas;
  • Inscreva-se no canal Tocandira do YouTube.
  • 5 comentários para “Canivete ZT0300 – Zero Tolerance

    1. Lopes
      13 de outubro de 2012 at 02:57

      Excelente texto Ivan!

      Possuo um 0200, um pouco mais “frágil” que o seu, mas mesmo assim,vale cada centavo! Equipamento para toda a vida!

    2. 19 de outubro de 2012 at 00:45

      Cara, esse canivete é espetacular, só acho que tem dois poréns, um o peso, 8 onças é muita coisa, cara, e olha que gosto de canivetes grandes, mas não possuo um, ai você que tem que dizer. Meu Manix XL tem 6 onças e já sinto ele no bolso, mas amo carregá-lo. O segundo é o preço mesmo, que beira os 300 dolares, mas também aço s30v, grosso desse jeito e tudo mais, ia ser caro mesmo. Ótima review.
      aBRaço

    3. Ivan Scarola
      19 de outubro de 2012 at 11:24

      Sim ele é pesado e muito robusto. Se você deseja um canivete grande com leveza, robustez e preço inferior então aconselho o Military, porém se a questão do peso não incomodar, o ZT 0300 ganha com vantagem pois tem uma construção mais sólida e a qualidade dos materiais em geral é melhor (trava em titânio, tala em 3D, etc). Na escolha devemos colocar numa “balança” quais as as vantagens e desvantagens para o uso que pretendemos fazer e ainda colocar a questão do gosto pessoal. Na minha opinião, os ZTs estão em um nível superior aos Spydercos, falando generalizadamente, e vale o valor investido. Grande abraço!

    4. kelsen pereira fernandes dos santos
      4 de maio de 2013 at 04:27

      gostaria de saber os preços dos canivetes, que aparece na foto são tres fincados num pau,eles são inox muito lindo

    5. José Antonio
      16 de agosto de 2014 at 20:14

      Ivan, boa noite. Tenho um zt0200. E estou precisando afiar, antes de botar ele em qualquer afiador gostaria de algumas dicas.
      Ex: Que afiador usar, modo de afiar, angulaçao etc.

      No manual dele diz pra usar um Kershaw ultra-tek a 20 e 18 graus.

      Mas não sei onde arrumar um afiador desse, pode me indicar um bom que de conta do recado?
      Obrigado.

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

    WP-SpamFree by Pole Position Marketing