Cambuci

Endêmico da Mata Atlântica, o Cambuci (Campomanesia phaea) é encontrado principalmente nas matas das serras do mar dos estados de São Paulo, Rio de Janeiro e também nas matas de Minas Gerais. Muito utilizado na culinária da época dos Barões do café, hoje encontra-se esquecido pela maioria da população.

O nome Cambuci vem do Tupi, que significa tigela ou vaso. Os indígenas deram esse nome, pois o fruto tem o mesmo formato dos utensílios que utilizavam para comer.
Seu fruto com o sabor parecido com o do limão é rico em vitamina C, antioxidantes, adstringentes, retarda o envelhecimento e fortalece o sistema imunológico.

Podemos consumir o fruto do cambucizeiro in natura, em forma de doces, geléias, sucos, sorvetes, mouses, bolos, saladas, licores, aromatizados em cachaça e etc…
Nos meses de Janeiro, Fevereiro e Março, são encontrados frutos verdes e maduros, que podem ser consumidos ao natural em uma situação de sobrevivência ou em nossos acampamentos.

Em algumas cidades como Paranapiacaba e Rio Grande da Serra, no estado de São Paulo, ainda é possível participar de festivais do Cambuci e apreciar o sabor dos produtos feitos com essa deliciosa fruta.

(Toda planta ou fruto da mata, primeiramente deve ser consumido em casa, para verificar se a pessoa não tem nenhuma alergia, pois na mata o socorro é mais difícil.)

Deus os abençoem, bons acampamentos e um grande abraço!

Comentário Tocandira: tanto o autor do artigo quanto o site Tocandira alertam que é muito perigoso consumir plantas sem conhecimento prévio. A ideia dos textos é orientar as pessoas a conhecer plantas de sua região que possam ser consumidas em uma situação real de sobrevivência. Não incetivamos ninguém sair por aí provando plantas desconhecidas.

Edgar Queiroz é paisagista, proprietário da empresa Bella Fiori Paisagismo e Jardinagem e também é praticante de técnicas de Bushcraft e Sobrevivência.
Conheçam o canal do Edgar no YOUTUBE
http://www.youtube.com/user/Edgarbushcraft/videos

Leia Também:

Conheça outras plantas comestíveis.

 

1 comentário para “Cambuci

  1. 9 de março de 2013 at 01:07

    MUITO INTERESANTE ESSE FRUTA EXOTICA DIFERENTE …!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

WP-SpamFree by Pole Position Marketing