Endêmico da Mata Atlântica, o Cambuci (Campomanesia phaea) é encontrado principalmente nas matas das serras do mar dos estados de São Paulo, Rio de Janeiro e também nas matas de Minas Gerais. Muito utilizado na culinária da época dos Barões do café, hoje encontra-se esquecido pela maioria da população.
O nome Cambuci vem do Tupi, que significa tigela ou vaso. Os indígenas deram esse nome, pois o fruto tem o mesmo formato dos utensílios que utilizavam para comer.
Seu fruto com o sabor parecido com o do limão é rico em vitamina C, antioxidantes, adstringentes, retarda o envelhecimento e fortalece o sistema imunológico.
Podemos consumir o fruto do cambucizeiro in natura, em forma de doces, geléias, sucos, sorvetes, mouses, bolos, saladas, licores, aromatizados em cachaça e etc…
Nos meses de Janeiro, Fevereiro e Março, são encontrados frutos verdes e maduros, que podem ser consumidos ao natural em uma situação de sobrevivência ou em nossos acampamentos.
Em algumas cidades como Paranapiacaba e Rio Grande da Serra, no estado de São Paulo, ainda é possível participar de festivais do Cambuci e apreciar o sabor dos produtos feitos com essa deliciosa fruta.
(Toda planta ou fruto da mata, primeiramente deve ser consumido em casa, para verificar se a pessoa não tem nenhuma alergia, pois na mata o socorro é mais difícil.)
Deus os abençoem, bons acampamentos e um grande abraço!
Comentário Tocandira: tanto o autor do artigo quanto o site Tocandira alertam que é muito perigoso consumir plantas sem conhecimento prévio. A ideia dos textos é orientar as pessoas a conhecer plantas de sua região que possam ser consumidas em uma situação real de sobrevivência. Não incetivamos ninguém sair por aí provando plantas desconhecidas.
![]() |
Edgar Queiroz é paisagista, proprietário da empresa Bella Fiori Paisagismo e Jardinagem e também é praticante de técnicas de Bushcraft e Sobrevivência. Conheçam o canal do Edgar no YOUTUBE http://www.youtube.com/user/Edgarbushcraft/videos |
Leia Também:
Conheça outras plantas comestíveis.
MUITO INTERESANTE ESSE FRUTA EXOTICA DIFERENTE …!