Cabos de sobrevivência: Dyneema

O que é Dyneema?

A empresa holandesa DSM produz um equipamento destinado a substituir os cabos de aço. O cabo Dyneema é muito forte, e pode ser uma alternativa para kits de sobrevivência. Um cabo com 2mm tem o ponto de ruptura com mais de 1.000 libras. Filmando sem roteiro, acabei esquecendo alguns detalhes na hora de produzir o vídeo, e outros aspectos sobre a Dyneema eu não havia encontrado em pesquisas realizadas antes de captar as imagens, mas resolvi isso colocando algumas anotações no vídeo. No meio do mato não tenho Internet para conferir informações quando não levo um texto para seguir, sendo que a única conexão é com a natureza, então preferi deixar o vídeo da forma como está. Talvez eu faça outras imagens no futuro mostrando como o cabo é resistente.

Leia também:

11 comentários para “Cabos de sobrevivência: Dyneema

  1. Delano Machado Gonçalves
    8 de setembro de 2014 at 11:55

    Gasparello,

    O Dyneema é uma marca registrada, a fibra chama-se Know-How, confeccionada à base de polietileno. Este material foi desenvolvido para fabricação de equipamentos de proteção, é muito utilizado na fabricação de luvas para proteção contra cortes e perfurações das mãos (substituindo os fios de aços) tornando as luvas mais leves, resistentes, flexíveis e confortáveis. Também é utilizado na fabricação de equipamentos blindados tais como capacetes e coletes a prova de bala. O Dyneema é um concorrente do Kvelar, a diferença é que o Kvelar é mais denso e possui boa resistência ao calor, o Dyneema é 10% mais leve do que o Kvelar, mas possui baixa resistência ao calor.

    • José Luciano Gasparello Filho
      9 de setembro de 2014 at 09:50

      Caro Delano,

      Excelente colaboração!

      Obrigado

  2. 1 de outubro de 2014 at 20:20

    Gostei desse cabo,fiquei muito interessado em adquiri-lo, pode me informar o site onde encontrar ? Obrigado.

  3. Archimedes
    2 de outubro de 2014 at 10:37

    Ola tudo bem?
    Realmente o dyneema é muito resistente.
    Eu uso em meu arbalete uns 5 metros pois quando um peixe muito grande como Jau ou ou caranha depois de arpoada tenta se esconder nas tocas submersas como corais ou rochas chegava a cortar o cabo e fugia.Com o dyneema isto não aconteseu mais.
    Quando eu estive na ilha de Bonaire nas Antilhas Holandesas descobri um cabo que seria irmão do dyneema e o Holandes me mostrou as especificações e resistencia.Pelo que eu vi a roptura era aprocimadamente entre 430 a 470 kilos.Um grande abraço.

  4. 3 de maio de 2015 at 23:26

    Plá Gasparello…

    Fiquei interessado nesse material e gostaria de saber onde adquiri-lo. Para mim ele será extremamente útil devido ser compacto.

  5. Franklin Barbosa
    16 de junho de 2015 at 13:19

    Ola Gasparello onde você comprou esta sua corda de dyneema pode me informar grato.

    • José Luciano Gasparello Filho
      16 de junho de 2015 at 14:14

      Mercado Livre.

  6. Antonio
    16 de julho de 2015 at 16:08

    Olá
    Esta fibra é utilizada nas linhas de pesca do tipo multifilamento ou braided, é simples de comprar no Mercado livre ou no ebay. Precisa tomar muito cuidado com ela pois por ser muito resistente ela pode ser muito fina e com isto costuma causar cortes muito facilmente.

    Para dar um exemplo uma linha Sufix 832 de 0,45 mm tem especificação de 36 kg.

  7. Luis Alberto
    22 de outubro de 2015 at 13:42

    Comprei um carretel com 100 metros, a resistência é absurda. A empresa fabrica tb cabos para armação naval de altissima resistência, dai a explicação para sua resistência, eles são especialistas em cordas de alta resistência

  8. Helder Chin
    8 de julho de 2016 at 03:04

    Muito legal o artigo. Dyneema também é utilizado para fazer cordas de arco no arquerismo! Existem várias marcas no mercado internacional. Um de meus arcos usa este material na corda!

    • José Luciano Gasparello Filho
      14 de julho de 2016 at 14:04

      Ilustre presença! Valeu pela dica!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

WP-SpamFree by Pole Position Marketing