Bastão de caminhada (ou bastão de trekking)

Os bastões para caminhada são um assunto controverso para os praticantes de trekking. Algumas pessoas afirmam ser um produto muito pesado, que toma muita energia, portanto, dispensável. Outros defendem que seu uso pode distribuir melhor o peso do corpo, principalmente em subidas e descidas,  causando menor pressão nas articulações e na coluna. Também podem ser importantes para sua segurança em trilhas acidentadas ou escorregadias. Se vai sem mochila e para caminhadas curtas, talvez o bastão seja realmente dispensável, mas com mochila cargueira nas costas, já é uma opção a se pensar. Acho os bastões importantes também para para espantar cães mais afoitos, e só por este motivo já seria interessante carregá-los.

Avalie os prós e contras, o tipo de terreno, o percurso e boa trilha!

Veja outros posts relacionados:

3 comentários para “Bastão de caminhada (ou bastão de trekking)

  1. João Henrique
    18 de abril de 2012 at 19:42

    Bom acho que é um equipamento útil em certas circunstâncias, é como foi dito, para subidas, descidas, solos escorregadios e até como meio de defesa… Porém na minha opinião é totalmente dispensável se não estiver com peso extra… É um equipamento muitas vezes dispensável, exige situações específicas e nessas pode ser de grande ajuda. Abraço Gasparello.

    • gasparello
      18 de abril de 2012 at 19:50

      Sempre temos que pesar os prós e os contras! Nem sempre é um equipamento útil. Muito obrigado por somar ao Tocandira com sua opinião!

      Abraço

  2. SÉRGIO
    13 de julho de 2012 at 13:05

    Senhores e senhoras, o bastão de caminhada ou cajado talvez seja uma das ferramentas mais antigas utilizadas pelo homem. Um simples pedaço de madeira carrega consigo “n” utilidades. Desde servir como apoio, passando por defesa, extensor no alcance de algum objeto, vara de pesca, alavanca… chegando a ser usado como fonte para o registro de informações (marcar e códigos).
    O hábito da se usar um bastão dá ao praticante de esportes outdoors benefícios que serão descobertos gradativamente com o aparecimento das necessidades.
    1 Abraaaaaaaaaaaço, Sérgio

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

WP-SpamFree by Pole Position Marketing