Barraca Trilhas & Rumos Bivak 1

Há muito tempo queria conhecer a barraca Bivak 1, da Trilhas & Rumos. Finalmente comprei uma unidade para avaliar de perto. É uma barraca com peso bem reduzido, com 1.7Kg, com material de boa qualidade e com bom acabamento. A montagem desta barraca é muito rápida e simples. Acredito que pessoas sem experiência conseguirão montar esta barraca de forma satisfatória. As estacas são de aço e contam com um formato que as tornam bem resistentes. Já as varetas de sustentação são de alumínio, o que ajuda a tornar o conjunto mais leve.

O habitáculo possui amplas áreas teladas para facilitar a circulação de ar e evitar a condensação. Como parte integrante da barraca, existem alguns tirantes para ajudar a manter o sobre-teto bem esticado para evitar a entrada de água da chuva. Também para evitar a chuva, as costuras são seladas de fábrica e a coluna d’água do sobre-teto é de 2.000mm e do chão do habitáculo de 4.000mm, números mais que suficientes para as condições brasileiras.

Após a montagem da barraca, passei para a avaliação da parte interna. Com 1.80m de altura, eu conseguiria dormir confortavelmente dentro desta barraca, pessoas mais altas talvez tenham uma certa dificuldade de se acomodar. Eu não conseguiria ficar dentro da barraca junto com minha mochila, que deveria ser acondicionada no avanço ou na parte de fora.

Não é possível sentar dentro da barraca. Parece bobagem, mas se você ficar preso no seu acampamento com uma chuva de um ou mais dias, será entediante permanecer o tempo todo deitado. É interessante lembrar que o nome Bivak remete à um acampamento sem muito conforto. A idéia é apresentar uma barraca leve, principalmente para trekkers e cicloturistas. Para qualquer outra atividade, existem modelos mais adequados.

Dependendo do tipo de atividade que você for fazer, vale-a-pena colocar esta barraca em sua lista de opções devido à qualidade do material, apesar de que, no mercado nacional, já existem outros modelos igualmente leves e com um pouco mais de espaço. Em sua escolha, você poderá avaliar sua disponibilidade financeira e, porque não, a tradição e qualidade da marca.

Confira as dimensões do equipamento:

  • Capacidade: 1 Pessoa;
  • Comprimento: 2,45m;
  • Largura: 0,9m;
  • Altura: 0,8m;
  • Peso: 1,7 Kg.

Assista ao vídeo com o review:

Leia também:

  • Como montar uma barraca? Qual barraca comprar?
  • Barraca Azteq Mini Pack;
  • Barraca Guepardo Everest;
  • Bivaque.
  • 7 comentários para “Barraca Trilhas & Rumos Bivak 1

    1. Haroldo
      25 de julho de 2012 at 19:56

      Como vai?
      Gostei muito do vídeo!
      Recomendo a barraca para Travessias, como a Petrópolis X Teresópolis, em que a pessoa chega ao local de acampar, monta a barraca, janta e dorme. O fator não poder ficar sentado dentro dela direito – dá para fazer comprimindo o teto em sua cabeça -, é muito desconfortante mesmo! Tanto que vou comprar a barraca da Guepardo Everest que a pessoa pode ficar sentada; apesar de ser um pouco mais pesada.
      Grande abraço,
      Haroldo Porto – Macaé, RJ.

      • José Luciano Gasparello Filho
        25 de julho de 2012 at 20:44

        Obrigado por compartilhar sua experiência!

    2. Rafael
      15 de setembro de 2012 at 10:40

      Deixei de comprar essa barraca por ser tão apertada. Comprei a Trilhas E Rumos Super Esquilo 2, que cabe duas pessoas; assim, tenho uma barraca leve e que posso dividir com os amigos. Na pior da hipotese, tenho espaço de sobra para a mochila!

      Eu me sentiria extremamente desconfortavel em uma barraca tão apertada…

      • José Luciano Gasparello Filho
        15 de setembro de 2012 at 13:55

        Caro Rafael,

        A Super Esquilo é uma ótima barraca, mas com objetivos diferentes da Bivak 1. A Bivak 1 é mais indicada para quem não quer carregar peso e não faz questão do conforto.

        A seu exemplo, se vou de barraca, gosto de guardar minha mochila na parte interna, por isso também não gosto da Bivak 1, mas este tipo de barraca pode ser útil em outras situações.

        Abraço

    3. Augusto
      4 de outubro de 2012 at 04:39

      Opinião: Bivak ou Everest ?

      • José Luciano Gasparello Filho
        4 de outubro de 2012 at 19:57

        Prefiro a Mini-Pack, é a minha escolha pessoal.

        Abraço

    4. Saulo Dutra de Oliveira
      22 de outubro de 2013 at 23:59

      Muito bom…. gostei muito! Prefiro sempre menos peso, mesmo abrindo mão do conforto. To pensando em comprar uma.

    Comments are closed.