Barraca Guepardo Everest

A barraca para camping, Everest, é mais uma opção disponível no mercado nacional entre barracas indicadas para uso individual. Este modelo comporta tranquilamente o aventureiro com seu equipamento ou, no caso de necessidade, pode proteger até duas pessoas do vento e da chuva. A barraca é vendida como sendo para uma única pessoa, mas para um ou dois dias, não há problemas em receber um segundo ocupante, desde que os equipamentos fiquem do lado de fora ou nos avanços.

A barraca não foi testada em condições de chuva, mas segundo especificações do importador, este modelo deve suportar até 2.000mm de coluna d’água. Apesar do clima estar bom quanto montei a barraca, acabei pegando ventos fortes no final da tarde, sendo que a barraca se comportou muito bem, principalmente pela presença de cordas de sustentação que são amarradas em alguns pontos do sobreteto. O formato da barraca também é muito adequado para suportar ventos fortes.

As varetas estruturais são em fibra de vidro e as estacas são de de aço. Apesar das estacas de aço aumentarem o peso da barraca, de 2.3Kg, este material acabará por refletir positivamente no preço da barraca ao consumidor. Um dos diferenciais desta barraca em relação à outros modelos encontra-se justamente no custo benefício. Não é uma barraca cara se comparada a outros modelos de uma pessoa. Nunca havia montado a barraca antes. Acabei levando aproximadamente 15 minutos para esta tarefa. A parte mais demorada é a de amarrar as cordas de sustentação, mas não existem segredos.

O habitáculo da barraca (parte interna) possui amplas áreas teladas, o que facilita a ventilação. Apesar do nome Everest levar a crer que seria uma barraca exclusiva para vento e frio, as portas internas teladas ajudam muito na ventilação nos dias mais quentes, característica de uma barraca de três estações, sendo muito adequado ao clima nacional. As duas portas são uma vantagem caso a barraca seja ocupada por duas pessoas, facilitando a entrada e a saída sem que o outro ocupante seja incomodado e também facilitam a ventilação, ponto forte neste modelo de barraca de camping.

Tanto na parte mais alta da barraca, quanto na mais baixa, existe a possibilidade de regular duas aberturas para melhorar a circulação do ar para evitar a condensação.

Não gostei da qualidade do zíper. Tive dificuldade de mantê-lo fechado algumas vezes. Resolvi o problema passando parafina de vela comum, mas foi algo chato de acontecer em um equipamento novo.

É uma barraca com boa relação custo benefício.

Especificações da barraca:

– Material 190T poliéster 2000mm
– Material interno – poliéster respirável
– Piso em polietileno de alta resistência
– Varetas em fibra de vidro soft
– Tamanho: 260 x 240 x 100cm
– Peso: 2,3kg

Veja mais detalhes da barraca no vídeo abaixo:

Veja outros posts relacionados:

Barraca Trilhas & Rumos Bivak 1

11 comentários para “Barraca Guepardo Everest

  1. 23 de junho de 2012 at 00:44

    Bom review , mas sinceramente faltou o teste na chuva pois 2000mm de coluna d’ água é muito pouco . O preço é bom , para mim que sempre vou sozinho pro mato seria uma mão na roda agora no inverno.

    • 23 de junho de 2012 at 00:48

      2.000mm é muita água. Para as condições brasileiras é suficiente.

      Abraço

  2. SÉRGIO
    12 de julho de 2012 at 13:38

    Essa barraca é muito interessante. Para a maior parte do Brasil ela se presta muito bem. Já no frio mais intenso é preciso um abrigo mais fechado. 1 Abraaaaaaaaaço, Sérgio

  3. Augusto
    2 de outubro de 2012 at 15:40

    Garparello, o preço dela é bem inferior a Azteq Nepal, a qualidade também segue a proporção ?

    Quero uma barraca para 1 pessoa para trekking, mas estou em dúvida entre as duas. Com relação ao peso, posso trocar as esteques de aço por outros de alumínio para compensar.

    O que acha ?

    • José Luciano Gasparello Filho
      4 de outubro de 2012 at 20:01

      A Nepal e a Mini-Pack são melhores. Se você puder pagar, não irá se arrepender.

  4. Guilherme
    29 de novembro de 2012 at 19:44

    Gasparello, ja te pedi uma dica de barraca no post que vc compara barracas e redes, e disse que gostei da Mini Pack da Azteq, porém o preço me assustou um pouco, esse da guepardo é tão inferior assim? ao ponto de compensar a da Azteq? e outra dúvida: Da pra durmir um casal com um certo conforto?

    Desde ja agradeço, e desculpa pelo incomodo.

    • José Luciano Gasparello Filho
      9 de janeiro de 2013 at 11:27

      Caro Guilherme,

      Só percebi hoje sua pergunta. A barraca é boa. Mas os materiais utilizados pela Azteq têm maior durabilidade, ou seja, barraca dura por mais tempo. Tenho usado, também, a Everest, e estou satisfeito. Você tem que mensurar a relação custo-benefício. Acho que, neste quesito, a Everest é campeã, mas se for comparar os materiais usados, as da Azteq valem o preço.

      Gasparello

  5. marcos
    9 de janeiro de 2013 at 11:20

    olá amigos campisttas, comprei a everest 1 e recentemente gostei muito.
    fui acampar na virada do ano em itapoa-sc, logo no primeiro dia despencou água, começo a chover por volta das 18h e parou lá pelas 3 da madruga, e foi chuva mesmo, daquelas que você não enxerga na outra esquina. fiquei na parte coberta do campping conversando com os amigos, na hora em que a chuva parou fomos dormir e estava até com medo de voltar para a barraca e encontrar tudo molhado, ja que a barraca do meu amigo molhou toda por dentro sorte dele que as coisas estavam em cima do colchão inflavel, mas quando entrei na minha barraca tinha apenas molhado um pouco dos lados, por causa dos respingos que entraram pela parte de baixo, no outro dia cobri a parte de baixo com um pouco de areia, fazendo como se fosse uma pequena barreira em volta da barraca e só alegria.
    a barraca não é tão pequena como achei que fosse, vou até comprar um colchão inflável de solteiro, da pra se virar com duas pessoas e e duas bolsas.

    • José Luciano Gasparello Filho
      9 de janeiro de 2013 at 11:23

      Caro Marcos,

      Obrigado por seu relato de uso da barraca em situações extremas. Este tipo de comentário pode ajudar algumas pessoas que estão em dúvida sobre que modelo de barraca comprar.

      Gasparello

  6. Anderson Scheeren
    26 de agosto de 2013 at 13:15

    Tenho uma barraca assim. No início achei meio chato de armar ela devido ao grande número de estacas, mas é forte, aguenta chuva, tenho 1.87 de altura e consigo ficar sentado dentro dela e já pernoitamos em duas pessoas com duas cargueiras, tudo dentro da ‘coitada’ e suportou muito bem a travessia da serra fina. Recomendo.

  7. Fernando Fernandes Rodrigues
    18 de outubro de 2013 at 15:05

    Ola, Gasparello. Gostei muito dvs apresentações muito legal. já tenho boa experiência com barracas,seu vídeo me ajudou muito a escolher mais esta . GUEPARDO EVEREST valeu.

Comments are closed.