Já adquiri vários tipos de perneiras, sendo que o último par comprei achando que era de couro, mas não era. A casa agropecuária era muito escura, e o material aparentava ser realmente de boa qualidade quando examinei. No final das contas, todas as perneiras que comprei até hoje são uma porcaria, como você irá conferir no vídeo abaixo. Mesmo assim, ainda prefiro usar. Alguma proteção, mesmo que pouco, é melhor do que nenhuma. Algumas perneiras que não parecem muito resistentes, ainda podem trazer uma boa segurança para cobras pequenas. Se puder, compre perneiras de couro duro, de boa espessura, porque até agora não encontrei nenhuma perneira com material sintético que preste.
Acompanhe o vídeo abaixo:
Leia também:
Parabéns pelos esclarecimentos. Realmente faz a diferença entre “o quê podemos comprar” e “o quê necessitamos e podemos fazer”. Para as pessoas que andam no mato, independente de trabalho ou de laser, pode ser a diferença entre estar seguro ou “pensar que está seguro”.
Uso uma que ganhei na empresa. É de material sintético, mas possui umas placas de plastico bem expessa. Protege bem.
Você já utilizou a polaina anti cobra da marca Alpamayo?
Descrição do Fabricante:A Polaina Anti Cobra Masculino – Alpamayo conta com uma proteção rígida colocada internamente para evitar picadas de cobra, sendo ideal para pessoas que se aventuram em locais onde estes animais são facilmente encontrados, como roças, locais inóspitos ou fora de trilha.
Grato pela dica. Estou com uma lista de marcas.
Gasparello, gostaria de saber se vc conhece as perneiras de uma marca importada chamada Turtleskin, http://turtleskin.com/Snake-Gaiters.aspx ; Neste mesmo site observei que além de venderem perneiras até a altura do joelho, também tem perneiras que protejem a perna toda, e também “calças no estilo de proteçao das perneiras” ; Gasparello considero muito a sua opinião e gostaria de saber o que vc acha destes materiais, e ainda, se possível, onde posso compra-la aqui no brasil, em qual site? não consigo achar onde comprar. Guerreiro preciso de uma ajuda.
Não conheço, mas estou à procura de algo assim no Brasil. As perneiras que aparentemente protegem mais, são muito caras, ainda estou procurando algo mais acessível!
Abraço
Eu vi estas perneiras da turtleskin. Elas são feitas de material balístico. Achei no Ebay na época com o dólar a quase R$4 reais a perneira custava uns R$ 800,00 carinho mas é bem eficiente. O problema é que o produto é taxado em 100% ai fica inviável.
Como eu também gosto de atividades ao ar livre resolvi pesquisar sobre perneiras. Por felicidade encontrei uma empresa, localizada na região metropolitana de Curitiba que fabrica e comercializa perneiras específicas para atividades agro-industrias (reflorestamento, corte de cana, etc.). Segundo informações técnicas do fabricante, este produto possui as seguintes aplicações de uso: Proteção dos membros inferiores do usuário contra lesões provocadas por materiais ou objetos cortantes, partículas volantes, escoriantes, perfurantes, picadas de animais peçonhentos e névoas na aplicação de produtos químicos.
O nome da perneira é: Perneira Cobra Tecmater (CA 30955) O fabricante é TECMATER SISTEMAS E EQUIPAMENTOS FLORESTAIS LTDA. A empresa possui uma loja, na cidade de Pinhais e oferece além deste produto outros que me parecem interessante tal como: loção com protetor solar e repelente, além dos tradicionais para Segurança. O preço da perneira é, irrisoriamente mais caro, do que de uma perneira convencional.
VEJA LINK: http://www.forumat.net.br/at/sites/default//arq-paginas/relatorio_sobre_os_ensaios_22_janeiro_2016_serpentes.pdf
3.9 Produto: Perneira P1 – Fabricante: P1
Descrição do Produto/Certificado de Aprovação/MTPS e Fabricante
Essa perneira de segurança é fabricada no Brasil segundo a norma ISO
11611:2007. Ela é confeccionada em material sintético (BEDIN) de 4 cm de espessura,
fechamento por costura de solta eletrônica, três talas de polipropileno frontais de
proteção. O tamanho disponível é único. A descrição fornecida diretamente pelo
Fabricante foi a seguinte: Essa perneira é em tamanho único e tem as seguintes medidas:
40 cm de comprimento na frente, 20 cm de comprimento atrás, 09 cm de comprimento
sobre o metatarso, 0,8 cm de espessura, 40 cm de circunferência (diâmetro), 0,650 kg o
par. Proteção dos membros inferiores do usuário contra agentes abrasivos, escoriantes e
térmico.
Resultados dos ensaios
a. Crotalus durissus terrificus (Cascavel )
Foi verificado transpasse das presas em ambas as situações ensaiadas, ou seja, o
material não é resistente à perfuração provocada pela Cascavel.
b. Bothrops jararacussu (Jararacuçu)
Foi verificado transpasse das presas em ambas as situações ensaiadas, ou seja, o
material não é resistente à perfuração provocada pela Jararacuçu.
O problema dessa perneira é que só faz referência a talas na parte frontal. Não explica se as serpentes picaram todas as regiões das perneiras, ou se apenas a parte frontal.
Trabalho com pesquisa mineral (atividade em campo) na região amazônica há mais de 20 anos e realmente falta no mercado brasileiro boas opções de perneiras a prova de picada de animais peçonhentos, cobras principalmente. Aqui no Brasil ainda não conheço nenhum fabricante que produza tal perneira específica de boa qualidade. Depois de muito pesquisar, encontrei nos EUA uma perneira própria contra mordidas de cobra, com teste de aprovação, inclusive tem para proteção até os joelhos ou até a cintura. A marca é Retles.
A perneiras à venda no mercado ou são muito fracas para perfuração por dentes de serpente ou são fortes porém muito pesadas e desconfortáveis, não respeitando adequadamente o desenho assimétrico das nossas canelas.
Acredito que elas podem ser fabricadas artesanalmente. Imagino que poderia ser usado algum tecido bem leve e resistente, como cordura por exemplo. A resistência à perfuração poderia ser obtida colocando-se recortes de garrafa PET entre as camadas do tecido (deixando as duas camadas abertas em cima, como se fossem bolsos). Assim poderia-se acrescentar quantas camadas de PET forem necessárias para obter um bom resultado. Os moldes poderiam ser copiados de outra perneira que tenha um bom design.
Acho que vou partir para fabricar as minhas dessa forma.
Daniel, você seguiu com seu projeto?
Gasparello,
você já viu as perneiras da marca SAYRO?
Estou pensando em comprar um par dessas
(http://www.sayro.com.br/pt/categoria/3/perneiras)…
Possuem “CA”, são de material sintético (camada dupla de laminado de PVC),
mas possuem talas internas de polipropileno ou aço (dependendo do modelo),
para proteção contra impactos e “acidentes ofídicos”, e algumas cobrem até o joelho…
Sobre “acidentes ofídicos”, foi justamente isso que mais me chamou atenção,
pois segundo eles, são A PRIMEIRA FABRICANTE BRASILEIRA DE PERNEIRAS
COM LAUDO DE PROTEÇÃO A ANIMAIS PEÇONHENTOS!
No site é possível baixar o “CA” e o laudo da FUNED para ataques de animais peçonhentos…
Sabe algo a respeito?
OBRIGADO.
Já via as perneiras na Internet, mas nos testes eles não falam se a perneira tem proteção lateral ou se tem apenas as proteções plásticas convencionais na parte frontal. Já procurei a empresa questionando acerca deste detalhe e não tive resposta. Abraço
Essa da Sayro é um lixo. Aqui na minha cidade já está conhecida como “marca diabo”.
Gasparello boa tarde,
Acompanhei todas as dúvidas e sugestões, mas não consegui extrair uma indicação conclusiva.
Meu sítio é em Itamonte, 1650m de altitude, reduto das Urutus, você teria alguma indicação objetiva de marca e modelo, com um custo-benefício razoável.
Boa tarde, muito interessante a discussão sobre perneiras, surgiram ideias boas e que nos abrem os olhos quanto a eficiência de alguns produtos vendidos como EPI´s para proteção contra ataque de animais peçonhentos, elas serviriam, como obstaculo para o alcance a perna do trabalhador, se, no caso existir uma distancia considerável entre a perneira e corpo do trabalhador.
Eu sempre tive esta curiosidade de saber se elas realmente protegem o trabalhador em caso de um ataque real, uma vez que são confeccionadas de material menos resistente que o couro e a picada de uma cascavel por exemplo atravessa o couro de um boi matando-o.
Porém na ausência de uma especifica procuremos um produto que tenha resistência para uso pessoal e no caso de EPI´s procurar verificar no CA se existe a especificação de eficiência contra animais peçonhentos.
Abraço a todos gostaria de contribuir mais neste assunto…
Um dia vou testar alguma, ou perguntar para alguém que maneje serpentes com frequência! Abraço
Eu tenho muitas dúvidas ainda. O ideal era ver estes equipamentos em ação. Há relatos de serpentes furando botas 7 léguas.
Olá,
Comprei uma perneira de raspa, ISO 11611 classe 2. Protege o suficiente contra cobras e afins? A marca é Protezza
Abraços,
Marco
OK, ignore minha pergunta, acabei de ler o relatório acima e ja vi que não é suficiente…
Ótima iniciativa Gasparello! Parabéns por testar efetivamente os produtos.
Estou pesquisando há algum tempo sobre perneiras, e parece que a da marca Alpamayo é uma boa opção nacional com talas de proteção que também estão presentes na lateral e atrás também ( Pelo que informou o vendedor), mas não as vi na mão. Existem no mercado livre algumas de couro bruto que passam bastante confiança e com preços mais acessíveis, mas como quero para as atividades de observação de aves, busco algo que me facilite os movimentos.
Você já ouviu falar sobre essa marca Gasparello?
Abraços, sou super fã do seu canal.
Pesquisando sobre perneiras anti-cobra caí aqui e como vi o comentário acima de uma pessoa sobre a Perneira Anti-cobra da Tecmater, fui até a loja do fabricante (já que moro em Curitiba e é perto) para conferir o material. A perneira anti-cobra da Tecmater agora tem certificação ISO 11611, o que quer dizer que passou por ensaios e testes e foi aprovada.
A proteção PVC é realmente só na parte frontal da perneira (na canela) não se extendendo sobre a lateral nem a parte da trás, quando indaguei o vendedor sobre isso um responsável da loja que estava perto me contou sobre os testes e a certificação, disse que a proteção PVC é para proteger de impactos em rocha ou sólidos, e que as camadas do coro sintético são suficientes contra as cobras já que foi realizado testes com serpentes e foram aprovados garantindo a certificação.
Bom, comprei mas não testei e espero não precisar testar de verdade com serpentes hehe.. mas segue abaixo o link do produto com certificação que comprei:
http://www.tecmater.com.br/produtos/perneiras/perneira-cobra-tecmater
Acabei comprando por ter um custo bem baixo (apenas 29 reais mais alguns centavos).
Abraços
Obrigado por ter escrito sua experiência com o produto! Eu estava curioso. Ainda tenho dúvidas sobre a eficiência nas partes laterais e traseira. Em um dos livros do Paulo Sérgio Bernarde, ele relata um caso onde as botas de borracha (estilo Sete Léguas) foram furadas pelas presas. Abraço
Ola. Sou dona de casa, moro no rio grande do norte e fiquei assustada ao ver uma pequena jararaca-da-seca no jardim, apesar de muro alto 2.5m e gramado baixo. Não consigo mais ir no jardim tranquila, pensei em comprar uma dessas notas pvc epi, tipo sete léguas. No meu caso doméstico o uso de pederneira seria inviável. O que acham? Foi meu primeiro contato com uma cobra, não faço idéia se essa bota pvc ofereceria alguma proteção. Moro na cidade, mas ao meu redor ainda ha muita natureza. Não fao ideia da força de uma picada, se atravessaria esse pvc.
Olá… muito interessante a discussão, ficam muitas dúvidas.
Mas para quem pode usar uma bota, existe uma excelente opção, a bota Floresta Viposa, que possui laudo do Instituto Butantã…
Acessem o site da Viposa…