Desde 1979 a Mag Instrument USA fabrica as lanternas Maglite. Eu, como um bom paquerador de vitrine e apreciador da marca que sou há muito tempo, vou contar um pouco da minha experiência, mas vou me limitar apenas aos modelos que tive e tenho.
O único modelo que tenho com lâmpada incandescente é a Solitaire, que impressiona por ser muito compacta e, como todas as outras, por ter um ótimo acabamento e confiabilidade. Na adolescência não tinha grana pra comprar as maiores. Mais pra frente vieram os modelos LED, tive uma com 3 pilhas D, uma com 2 pilhas AA, até criar coragem e comprar uma XL50 que foi minha primeira lanterna com estrobo. Ano passado comprei as duas que me acompanham até então, a XL200 (172 lumens máx.) que tem 5 funções incluindo SOS e estrobo e a Mini Pro+ (245 lumens máx.) com duas intensidades. Todos os modelos citados estão altamente recomendados!
Aí muitos devem estar pensando “mas Maglite, atualmente, já tem muita coisa melhor…“, em parte concordo, tenho experimentado algumas das diversas marcas que surgiram ou se tornaram mais conhecidas recentemente, e gostado muito! Algumas com designs robustos, muito potentes e com melhores recursos para uso tático, mas o que não dá pra negar é que Maglite tornou-se um clássico, e eu não pretendo abrir mão desse “jeitão” elegante que a marca carrega.
Para minha alegria, ou para nossa alegria, se você gosta também, foram lançadas no final de 2012 a Solitaire LED e a Mag-Tac. A Solitaire eu pretendo adquirir, já a Mag-Tac cabe avaliar se existe a necessidade de tal luminosidade (320 lumens máx) pois é o primeiro modelo da Maglite que usa pilhas CR123 que tem um custo mais elevado.
Parabéns Eduardo, como vemos, você, alem de ser uma personalida impoluta, tambem é afiada e iluminada.
A magtac é uma lanterna que uero experimentar. A versatilidade das cr123A é impressionante, o grande problema dela aqui no Brasil é o custo das baterias mesmo. Um case de 4xAA duracell sai por 8 reais, já uma 123a sai em média 13 reais. Queria ver uma incandecente da maglite com 123a, seria algo bem agradavel!
Eduardo, cara, você realmente é apaixonado por maglites. Olha, eu que não sou muito dos clássicos gostei, quem sabe experimento um pouco da Maglite, quem sabe até o Victorinox. Muito bom o artigo. aBRaço
…realmente CR123 custa caro! Obrigado por comentar.
Manzano, como vc pediu, vim dar uma olhada no seu artigo.
Além de apreciador de lanternas, canivetes e afins, vejo que também é um ótimo escritor.
Belo artigo, muito bem escrito.
Eu nunca tive uma Maglite, mas creio que como um clássico, deve ser mantida e respeitada…
Parabéns pelo texto, ficou realmente muito bom…
Abraços
MackBollan
Excelente texto meu nobre amigo. Parabéns e continue expressando o seu gosto… exótico. Hehe… Abraço
Muito legal o artigo. Realmente hoje em dia existem vários modelos mais sofisticados de lanternas mas eu ainda curto muito uma maglite. Tenho dois modelos clássicos que estão comigo à muito tempo e apesar de não serem super luminosas, elas nunca falharam. São extremamente confiáveis. Parabéns. Abs.
ótimas informações,
tenho uma MAG-LITE q veio dos USA, o cara trouxe duas, um amigo comprou e me deu uma…
só não sabia q era tão famosa assim,
tenho um produto d primeira na mão e ñ sabia…
ela tem estas inscrições:
*Mag Instrument-ontario, california, USA.
*PATENTED IN U.S.A
*D2031308014.
só ñ sei o q significa…
Alguém me disse q tem como colocar uma lampada d LED,
achei muito caro..
huarley, esse é o número de série. Eu acho melhor comprar uma nova lanterna com LED do que comprar só a “lâmpada”. Obrigado por comentar.
Achei a nova solitarie led muito boa porem ela nao tem
A mola q mantém a lampada para frente , me parece q oque empurra
A lampada é a mola traseira da lanterna, a lampada chaquala nao gostei
Deste detalh
Bom dia Gaspareto. Conheci seu site hoje e sou um adorador de lanternas e lâminas, fiquei grudado no pc umas 3h direto… Há algum tempo ouvi falar das MAG, tentei comprar no Brasil e não consegui, então comprei de fora a MINI MAG incandescente… Uma das maiores decepções que já tive com lanternas. Não ilumina nada, o foco é completamente sem forma definida, mesmo com ajuste. Para não dizer que nada me agradou gostei do acabamento e da opção de usá-la tipo uma vela. Mas utilizo apenas para prender no teto da barraca, pois se precisar sair a noite não tem utilidade alguma.
Meus parabéns pelo trabalho e digo que acabou de ganhar um “fã”.
ola tenho uma MagLite 3 cell C e não esta funcionando vc realiza manutenção…
Srs. tenho uma lanterna mini maglite de 2 pilhas AA, preciso trocar a lampada só porem nao sei onde encontrar , se alguem souber por favor me retornem informando qual local para eu poder contatar, grato
Boa tarde! Excelente artigo Eduardo, é o seguinte tenho uma maglite LED 3 cell D e não consigo desmontar para fazer a troca do LED, q veio a queimar, parece blindado, gostaria do seu contato para fazer um vídeo para te enviar até onde dou conta de desmontar, agradeço desde já, abraço. ATC. Vinícius.
Tenho uma lanterna maglate mais ela parou de ligar quero saber se conhece quem pode arrumar ela para mim. Se possivel me responda uso ela para trabalhar obrigado.
Olá Eduardo Manzano.
Boa tarde.
Estou tentando fazer manutenção nas minhas lanternas Mag e gostaria muito de saber qual é a medida da chave Allen que solta o interruptor da lanterna.
Obrigado.
Boa tarde Eduardo. Recentemente adquiri uma lanterna Maglite MagCharger que foi comprada na Amazon EUA. No entanto, ela não funciona no modo STROBO. Você conhece alguma assistência técnica? Moro no RJ. Obrigado.
Muito bom o texto, eu também tendo a ser fiel à Maglite. Nos anos 1990 usávamos a imensa de 6 pilhas D na Amazônia, e ela servia de cassetete também… kkkkkkkk… e cumpria missão.
Depois usei modelos diferentes da SureFire. Excelente marca, mas não gosto das pilhas CR123, caras e nem sempre encontradas.
Acabei voltando a usar Maglite quando comprei minha primeira XL100. Excelente lanterna. Estou trocando as Mini Solitaire dos meus kits Victorinox pelo modelo Led. E comprei uma XL200. Acho muito prático todas elas funcionarem com pilhas AAA, compactas, baratas e fáceis de achar.
O cuidado com as pilhas AAA é retirá-las se não for usar, pelo risco das pilhas vazarem e danificarem a lanterna. Já perdi umas 2 ou 3 Mag desse jeito.
Minha única ressalva é que gostaria que a XL tivesse acabamento emborrachado.
Mas, sim, elas são clássicas.
Tenho uma lanterna MINI MAGLITE LED AA e uma pilha vazou e não consigo retirar a mesma. Gostaria de consertar e fazer uma revisão geral na lanterna. Por favor, alguem sabe me indicar um representante ou alguem que conserte as lanternas da Maglite? Desde já agradeço a indicação. Muito obrigado
Estou procurando uma assistencia tecnica para reparar as duas lanternas que tenho. Uma mini que esta com duas pilhas que supostamente vazou e não consigo tira-las, e a outra queimou a lampada. Moro em Londrina Pr. e gostaria se voçe puder me informar se tem alguem que faça este serviço. Fico muito grato, se voçeis puderem me ajudar. Grato Romeu