As pederneiras podem fornecer boas faíscas, mesmo depois de tomarem um banho de chuva ou de rio! Por isso é um item bem interessante. Mas não é tão simples fazer fogo com pederneiras, às vezes, nem mesmo com isqueiro pode ser tão simples quanto parece.
O mais importante é conhecer alguns materiais inflamáveis que podem te ajudar a iniciar o fogo. Nem sempre temos material natural disponível, como fibras diversas, paina, etc. Então, podemos lançar mão de conhecer alguns materiais de nosso dia-a-dia.
Confira no vídeo abaixo:
Veja também:
ola queria q me mandasse um video mostrando tudo q compoem seu quite de sobrevivencia e o q eu poderia usar diariamente sou fa do tocandira e acho muito legal seu trabalho abraço.
Parabéns pelo video e pelo blog. Muito obrigado.
Olá Gasparello. Na minha região não tenho encontrado pederneiras de qualidade, as que consegui são frágeis demais e duram pouco.
Como gosto de ter sempre a pederneira como principal forma de iniciar o fogo, gostaria de saber qual a pederneira que você usa, pois observei que é mais robusta que as que tive a oportunidade de adquirir.
Gade abç e parabéns pelo seu trabalho.
Joel
Já faz algum tempo que acompanho seu site e gosto muito das suas postagens parabéns Gasparelo e feliz natal
Solicito me informar a onde eu consigo o manual de sobrevivência na selvaois tive treinamento no mesmocom o famoso coconel Teixeirão e no primeiro BIS em MANAUS em 1969 sobre o famoso eo melhor generalque comandoDécima Regiãomilitar da Amaônia general RODRIGO OTÁVIO pelo fui considerado o soldado mais distinto no Sexto BEC sobre o comando do Coronel Ney de Oliveira Aquino.
Prezado Gasparello,é muito bom para mim voltar fazer contato contigo, dessa vez após ler a sua matéria das Facas Guepardo/Mormail peço a sua avaliação das Canecas para Cantil Guepardo as quais adquiri recentemente juntamente com a Pederneira Guepardo e Toldo da Guepardo.
Sua opnião é muito importante para mim e eu que sendo Reservista do Éxercito,pude utilizar essas Canecas de Cantís,já fiz a minha avaliação pessoal.
Com um forte abraço,
Sérgio Navarra.
Eu pedi uma caneca dessas para avaliar, mas não recebi. Por enquanto, vou ficar devendo!
Gasparello, sensacional seu trabalho, parabéns e continue sempre.
Muito tenho visto e avaliado em várias sites sobre o uso de pederneiras de magnésio. Vejo que muitos “experientes campistas ou buschcraters” em seus comparativos com pederneiras de magnésio exaltam a qualidade das pederneiras da empresa “Coleman” e as qualificam com excelentes. Por favor Senhores, me parece que nunca manipularam pederneiras de qualidade. As pederneiras da Coleman são feitas de material secundário e que em sua composição se mostram de extrema dureza e de grande dificuldade de raspagem. Estas “pederneiras”, de altíssimo custo, não se comparam àquelas chinesas de qualidade similar as americanas e é claro com um preço três vezes menor. Pensem e vejam as qualidades. Chega de produtos de qualidade inferior vendidas a preços exorbitantes e enfiadas na sua garganta por pseudos avaliadores!!!!!!!