Aprenda Como Usar uma Pederneira

As pederneiras podem fornecer boas faíscas, mesmo depois de tomarem um banho de chuva ou de rio! Por isso é um item bem interessante. Mas não é tão simples fazer fogo com pederneiras, às vezes, nem mesmo com isqueiro pode ser tão simples quanto parece.

O mais importante é conhecer alguns materiais inflamáveis que podem te ajudar a iniciar o fogo. Nem sempre temos material natural disponível, como fibras diversas, paina, etc. Então, podemos lançar mão de conhecer alguns materiais de nosso dia-a-dia.

Confira no vídeo abaixo:

Veja também:

9 comentários para “Aprenda Como Usar uma Pederneira

  1. marcos job
    18 de dezembro de 2014 at 00:23

    ola queria q me mandasse um video mostrando tudo q compoem seu quite de sobrevivencia e o q eu poderia usar diariamente sou fa do tocandira e acho muito legal seu trabalho abraço.

  2. Jorge
    19 de dezembro de 2014 at 02:32

    Parabéns pelo video e pelo blog. Muito obrigado.

  3. Joel Cordeiro
    20 de dezembro de 2014 at 19:52

    Olá Gasparello. Na minha região não tenho encontrado pederneiras de qualidade, as que consegui são frágeis demais e duram pouco.
    Como gosto de ter sempre a pederneira como principal forma de iniciar o fogo, gostaria de saber qual a pederneira que você usa, pois observei que é mais robusta que as que tive a oportunidade de adquirir.
    Gade abç e parabéns pelo seu trabalho.
    Joel

  4. bruno
    24 de dezembro de 2014 at 22:13

    Já faz algum tempo que acompanho seu site e gosto muito das suas postagens parabéns Gasparelo e feliz natal

  5. Antonio carlos Azevedo da silva
    28 de dezembro de 2014 at 00:42

    Solicito me informar a onde eu consigo o manual de sobrevivência na selvaois tive treinamento no mesmocom o famoso coconel Teixeirão e no primeiro BIS em MANAUS em 1969 sobre o famoso eo melhor generalque comandoDécima Regiãomilitar da Amaônia general RODRIGO OTÁVIO pelo fui considerado o soldado mais distinto no Sexto BEC sobre o comando do Coronel Ney de Oliveira Aquino.

  6. Sérgio Marcos Navarra
    14 de janeiro de 2015 at 15:30

    Prezado Gasparello,é muito bom para mim voltar fazer contato contigo, dessa vez após ler a sua matéria das Facas Guepardo/Mormail peço a sua avaliação das Canecas para Cantil Guepardo as quais adquiri recentemente juntamente com a Pederneira Guepardo e Toldo da Guepardo.
    Sua opnião é muito importante para mim e eu que sendo Reservista do Éxercito,pude utilizar essas Canecas de Cantís,já fiz a minha avaliação pessoal.
    Com um forte abraço,
    Sérgio Navarra.

    • José Luciano Gasparello Filho
      23 de janeiro de 2015 at 17:01

      Eu pedi uma caneca dessas para avaliar, mas não recebi. Por enquanto, vou ficar devendo!

  7. carlos
    25 de agosto de 2015 at 19:51

    Gasparello, sensacional seu trabalho, parabéns e continue sempre.

  8. Haroldo Meyer
    10 de maio de 2017 at 23:52

    Muito tenho visto e avaliado em várias sites sobre o uso de pederneiras de magnésio. Vejo que muitos “experientes campistas ou buschcraters” em seus comparativos com pederneiras de magnésio exaltam a qualidade das pederneiras da empresa “Coleman” e as qualificam com excelentes. Por favor Senhores, me parece que nunca manipularam pederneiras de qualidade. As pederneiras da Coleman são feitas de material secundário e que em sua composição se mostram de extrema dureza e de grande dificuldade de raspagem. Estas “pederneiras”, de altíssimo custo, não se comparam àquelas chinesas de qualidade similar as americanas e é claro com um preço três vezes menor. Pensem e vejam as qualidades. Chega de produtos de qualidade inferior vendidas a preços exorbitantes e enfiadas na sua garganta por pseudos avaliadores!!!!!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

WP-SpamFree by Pole Position Marketing