Ananás ou abacaxi ? Das diversas variedades da planta, podemos chamar de abacaxi a planta “domesticada”, ou seja, a que foi cultivada e a cada geração utilizados os espécies mais doces, bonitos, produtivos, etc …, já o ananás é a planta da mata, fruto que se reproduz sem a interferência da mão humana.
Neste caso, gostaria de enfatizar essa segunda planta, o ananás, menos doce e mais ácido que o abacaxi comercial. Pouco apreciado, pois as variedades conhecidas como perola e hawai, mais doce e difundidas, agradam o paladar da maioria da população.
Pensando na prática do Bushcraft e ou em uma situação de sobrevivência, encontrando o ananás podemos suprir nossas necessidades nutricionais sem muitos esforços e é claro, com o prazer do sabor peculiar do abacaxi.
Na prática do Bushcraft, além da utilização para alimentação, podemos usar o suco do abacaxi para o amaciamento de carnes e para quando comemos em demasia, ajudando neste último caso, na digestão.
Podemos comer o ananás de diversas formas: in natura, em forma de sucos misturados com hortelã ou outros elementos, assados na fogueira ou churrasqueira, em forma de doces e etc …
Há cuidados para colhermos o ananás ou o abacaxi, pois nas folhas e nos frutos existem espinhos que podem nos ferir, usar luvas grossas, roupas e EPIs para nossa proteção são importantes, mas no caso do fruto ser encontrado em uma região de acampamento, no vídeo abaixo está mais explicado como colher sem que haja muitos riscos, lembrando que todo cuidado é pouco, pois os espinhos são agudos e fortes.
Quando vamos para a mata e encontramos o ananás, temos que ter consciência de retirar apenas a quantidade que iremos consumir, sempre deixando frutos para a perpetuação da espécie, assim teremos sempre esse maravilhoso fruto para nós e para as futuras gerações.
(Toda planta ou fruto da mata, primeiramente deve ser consumida em casa, para verificar se a pessoa não tem nenhuma alergia, pois na mata o socorro é mais difícil.)
Deus os abençoem, bons acampamentos e um grande abraço.
Comentário Tocandira: tanto o autor do artigo quanto o site Tocandira alertam que é muito perigoso consumir plantas sem conhecimento prévio. A ideia dos textos é orientar as pessoas a conhecer plantas de sua região que possam ser consumidas em uma situação real de sobrevivência. Não incetivamos ninguém sair por aí provando plantas desconhecidas.
![]() |
Edgar Queiroz é paisagista, proprietário da empresa Bella Fiori Paisagismo e Jardinagem e também é praticante de técnicas de Bushcraft e Sobrevivência. Conheçam o canal do Edgar no YOUTUBE http://www.youtube.com/user/Edgarbushcraft/videos |
Leia Também:
bom dia!
Afinal, são duas frutas? O que para ficou claro que o Abacaxi, esse que compramos nos supermercados é originário do Ananás. Ratifico São duas Furtas? Ou o abacaxi é Pseudofruto, como o Caju, a Maça e o Morango, por exemplos?
Obrigado
O Abacaxi foi um ananás domesticado para ser mais suculento e mais doce. Os dois são considerados infrutescências, porque juntam na verdade vários pequenos frutos num amontoado só, formados por uma inflorescência, que nada mais é do que um “cacho” de flores.
Comecei a aprender essas coisas agora no curso de biologia! Abraço