Algumas árvores do Cerrado

Tenho muito prazer em conhecer as plantas da minha região, o bioma Cerrado. Não é fácil no início, quando todas as árvores parecem iguais. Depois que você aprende a diferenciar as plantas mais comuns, começa a ficar mais fácil aprender o resto!

Segue um vídeo com imagens captadas em 2013, mostrando algumas das árvores mais comuns.

Conheça outras plantas úteis, medicinais ou comestíveis.

4 comentários para “Algumas árvores do Cerrado

  1. Ernesto Sánchez Pérez
    4 de dezembro de 2014 at 17:52

    Prezado Gasparello:
    Ótima matéria. Sempre desejei conhecer as plantas do Brasil, suas utilidades e seus nomes. O ser humano estuda tanto, vai nas faculdades, faz doutorado, conhece todas as crateras da lua, mas não conhece uma planta de “Tanchagem”, poderoso anti-inflamatório, que nasce no fundo do seu quintal. Ainda vai lá com uma enxada e a arranca porque não quer “mato” no seu quintal.Vamos na farmácia para comprar caros remédios, quando está cheio deles espalhados na natureza. E ainda por cima são de graça.

    • José Luciano Gasparello Filho
      5 de dezembro de 2014 at 12:21

      Ernesto,

      Aqui no Distrito Federal, existem grandes mestres e doutores em botânica que buscam resgatar o conhecimento mateiro das plantas, e incrementar com conhecimento científico. É por conta do trabalho de muitas destas pessoas da UNB, e também da Emprapa, que consigo aprender um bocado por livros! Eu gosto muito do conhecimento popular, mas também estou tentando realizar um esforço para começar a entender as famílias botânicas do Cerrado!

      Abraço

      Gasparello

  2. cid ferreira franco
    9 de fevereiro de 2015 at 22:04

    amigo, gosto muito deste canal, gostaria de fazer uma sugestão:uma seção de fotos dos frutos do cerrado na sua visão!

    • José Luciano Gasparello Filho
      10 de fevereiro de 2015 at 15:12

      Eu já tenho uma seção ande falo de várias plantas do Cerrado. Aos poucos vou colocando mais informações, à medida que for aprendendo mais. Você encontra no menu Sobrevivência->Plantas úteis ou comestíveis.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

WP-SpamFree by Pole Position Marketing