Afiadores diamantados DMT e pedras Arkansas

Este post serve apenas para ilustrar quais são os afiadores mais badalados entre os aficcionados por facas a afiação.

As pedras naturais norte-americanas Arkansas são extremamente duras, não costumam desgastar com o tempo e geralmente são vendidas em conjuntos de pedras de três ou quatro granulações, como no exemplo abaixo (modelo Tri Stone, obviamente de três granulações):

Outro afiador muito famoso é o diamantado DMT, se não me engano de fabricação norte-americana. Existem kits com várias granulações, alguns trazem até anguladores (ou alinhadores) para facilitar o processo de afiação. Usando corretamente é um equipamento para a vida toda. O kit da foto abaixo também acompanha um afiador cônico para lâminas serrilhadas.

Infelizmente, estes afiadores são difíceis de encontrar, e quando disponíveis no mercado nacional, os preços são um tanto salgados. Vez ou outra encontro estes afiadores no Mercado Livre, obviamente com preços muito superiores aos praticados no exterior.

2 comentários para “Afiadores diamantados DMT e pedras Arkansas

  1. Tales
    10 de janeiro de 2013 at 02:00

    Nada que uma carborundum 108N possa resolver, procure em uma loja de ferragens, preço varia de R$14,00 até 20,00 reais. Se for só afiar facas, dura a vida toda. Garanto que fica excelente o fio, desde faça corretamente.

  2. Fabio
    1 de novembro de 2015 at 18:19

    As arkansas são excelentes mas como não possuo cartão internacional para comprar no e-bay não tenho como adquiri-las..o mesmo vale para as sintéticas japonesas da marca Myabi e Naniwa que são as tops de linha das artificiais..talvez você ache em algum site de distribuição de produtos japoneses (importadores) mas o preço deve ser salgado…mas temos as suehiro e as king que são de alta qualidade e se bem cuidadas duram décadas. A carburundum lançou pedras nacionais no grid 1000, 4000 e 8000. pretendo adquirir a de 1000 para ver a qualidade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

WP-SpamFree by Pole Position Marketing