A Utilidade do Facão, da Faca e do Canivete em Situações de Emergência

Quando saímos para uma pescaria, para uma caminhada junto à natureza ou para outras atividades ao ar livre, precisamos estar preparados para algumas surpresas. Estarmos preparados para o imponderável da mãe natureza é uma forma de proteger-se antes que as coisas possam fugir do controle em momentos de lazer. O ideal quando precisamos fazer alguma atividade longe das facilidades da cidade, é levarmos pelo menos uma boa faca ou o conjunto facão e canivete.

As famosas facas de sobrevivência seriam muito úteis, algumas contam com vários apêndices como anzóis e linha de pesca no interior de seu cabo, se bem que facas de sobrevivência com cabos ocos não costumam ser resistentes. Mas nada supera a eficiência de um facão e a versatilidade de um canivete. Com o facão você pode abrir picadas pela mata densa, cortar madeira com facilidade para fazer abrigos, abrir côcos, defender-se de animais, dentre tantas outras utilidades. Não é tão prático para carregar, mas numa pescaria ele pode facilmente fazer parte da tralha, e se algo der errado, você já tem uma ótima ferramenta disponível. Para funções mais leves, como descascar uma fruta, cortar linhas para armar o acampamento, e outras inúmeras atividades, um canivete é mais do que prático. Já numa expedição a pé, um canivete ou o conjunto faca e canivete poderiam ser mais fáceis de carregar. Tudo depende do seu objetivo, do peso que está disposto a carregar, e dos riscos que está disposto a correr em situações de lazer que podem dar errado.

Na hora que saímos para uma pescaria, expedição ou qualquer aventura, geralmente não pensamos que as coisas podem não sair como planejamos, o motor do barco pode pifar, uma enxurrado pode nos pegar desprevenidos, dentre inúmeras outras eventualidades que a natureza pode trazer. Seria muito interessante ter sempre à mão um facão e um canivete. Levando em conta que você nunca sai sozinho para atividades longe de casa, membros diferentes da equipe podem carregar objetos utilitários diferentes.

Meu canivete suíço é inseparável, além dele, costumo ter em minha pochete uma pequena lanterna tática e um isqueiro. Uso-os no dia-a-dia, e garanto que este material pode ser útil nas mais diversas e corriqueiras situações, tanto na natureza quanto na cidade.

Esteja preparado!

Veja o que já foi publicado neste site sobre afiação e conservação de facas.

  • Faca Tramontina Amazonas;
  • Facões Tramontina em Aço Carbono;
  • Dica Tocandira para afiação de facas;
  • Como usar uma chaira;
  • Conservando facas em aço carbono;
  • Conservando facas em aço inox;
  • Visite a seção de facas e canivetes;
  • Inscreva-se no canal Tocandira do YouTube.
  • 14 comentários para “A Utilidade do Facão, da Faca e do Canivete em Situações de Emergência

    1. j luiz
      14 de junho de 2012 at 14:58

      tambem não saio diariamente sem meu canivete suiço e uma lanterna dinamo que não usa pilhas que ganhei de brinde na compra da machadinha, e agora uma multi tool gerber radius, estão sempre comigo.

    2. 18 de junho de 2012 at 23:52

      Aprendi com o Giuliano… que faça oca não é aconselhável, um bom canivete suiço, em uma situação de emergência, vem bem a calhar.

    3. Armandinho
      19 de novembro de 2012 at 17:05

      Grande Gasparello, em minha tralha o que não falta jamais é…um facão tramontina 12 pol. e um canivete CIMO modelo Zebu. em qualquer atividade no mato é o mínimo que tenho comigo!!!!

      • José Luciano Gasparello Filho
        19 de novembro de 2012 at 17:09

        Ultimamente tenho substituído o canivete por uma faca de pescoço Izula, presente do Ivan Scarola, mas o facão é inseparável!

        • Gilberto Garcia
          3 de março de 2016 at 12:32

          Acho a faca de pescoço muito mais prática do que o canivete, principalmente quando você está com as mãos sujas, o que é normal na pescaria ou andando pelo mato, a minha é de aço inox (lâmina e cabo) feita de um canivete Tramontina que não usava mais.
          Mas é complicado de usar quando se está muito próximo às cidades ou arruados, ficam nos olhando de maneira estranha e com foco na faca. Ai prefiro o canivete.

    4. malachiel
      30 de março de 2013 at 06:39

      Gasparello, e quanto à faca Tracker criada por Tom Brown, o que você acha dela? É que não vejo o pessoal do Bushcraft falando nela, e fico pensando se ela é realmente tão multifuncional e superior às outras lâminas como falam os entusiastas do Tom Brown…

      Gostaria de saber sua opinião sobre ela. Ela realmente tem algo a mais capaz de se tornar lâmina única num kit de sobrevivência, ou não passa apenas de outra faca no kit???

      Grato e parabéns pelo site!

      • José Luciano Gasparello Filho
        30 de março de 2013 at 18:28

        É uma faca muito boa, como tantas outras. Mas nunca tive uma em mãos para poder tecer mais detalhes. Faca robusta tem aos montes, principalmente marcas gringas.

        Abraço

    5. Anderson
      20 de abril de 2013 at 20:45

      Onde posso encontrar uma faca tipo sobrevivência semelhante à jungle king II, mas que seja fulltang? gosto do formato do cabo e guarda, mas gostaria de um “martelo” na parte inferior. Se alguém souber, por favor, me informe.

    6. Eduardo Pessoa
      10 de maio de 2013 at 23:09

      A algum tempo achei este site, acho ótimas informações aqui. Tenho 16 anos e moro em uma região que possui um mangue e uma mata fechada, gostaria de saber se posso andar com facas e canivetes dentro da lei.
      Desde de já agradeço, e parabenizo o site.

    7. 2 de março de 2014 at 10:46

      bom dia!!! Sempre levo no meu carro um facão tramontina 12 polegadas, e tenho sempre comigo, um canivete, uma faca commander 8 polegadas ou guepardo e um multi funcional da mormaii, um esqueiro, um lanterna entre outros utensílios. Ando sempre com a família, em minhas aventuras… Abraços

    8. Arnaldo
      14 de abril de 2014 at 15:21

      É verdade meu garoto.Sempre que entramos no mato uma lamina é necessário. Tenho sempre comigo um facão da marca Gaucha pf, tem muita qualidade.tenho três modelo de facão tramontina ,mas não compara ao Gaucha.Abraço

    9. Luis Gustavo
      12 de fevereiro de 2017 at 23:12

      Eu gosto muito de Substituir o Facão por mais uma faca de sobrevivência… Sempre quando saio pra mata, minhas facas Gêmeas vão comigo e um bom Arco Recurvo (Desmontável)… Lanterna e Isqueiro são indispensáveis.
      Mais alguem gosta de levar consigo duas lâminas (Facas) em vez do Facão???

    10. Emílio
      15 de março de 2017 at 18:36

      Carrego comigo sempre um canivete pequene (14cm total), mas como carrego também chaves do carro, da casa, carteira e celular, ele não fica muito pratico no bolso, e as vezes quando estou no ônibus indo pra faculdade, ele cai do bolso e é ruim.

      Para uso urbano como cortar fios, fitas ou abrir uma embalagem, e buscando livrar espaço no bolso, eu pensei em uma faca de pescoço bem pequena, ou talvez uma faca de cintura pequena também.

      Qual indicariam na minha situação para carregar no dia-a-dia, com praticidade mas também sem expor muito a lâmina?

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

    WP-SpamFree by Pole Position Marketing